O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Terrorismo islamico: governo brasileiro condena atentado a Charlie Hebdo

Uma nota emitida pelo Palácio do Planalto. Faltou dizer, talvez, que o atentado terrorista foi feito em nome de uma crença, de uma religião, de um tipo específico de fundamentalismo, que tornou-se, desde alguns anos, a principal fonte de atentados contra as liberdades democráticas, de maneira geral, contra a tolerância religiosa em particular.
Existem atentados terroristas em outros lugares do mundo, por razões diversas, mas não se pode negar este fato de que o grosso dos atentados mais bárbaros cometidos nos últimos anos teve como motivação a suposta defesa da religião islâmica contra ameaças de ímpios e apóstatas, geralmente em países ocidentais e contra alvos cristãos. Ou seja, existe uma lógica nisso tudo.
Paulo Roberto de Almeida

Nota à imprensa sobre atentado em Paris

por Portal Planalto — publicado 07/01/2015 00h00, última modificação07/01/2015 12h31

Foi com profundo pesar e indignação que tomei conhecimento do sangrento e intolerável atentado terrorista ocorrido nesta quarta-feira, 7 de janeiro, contra a sede da revista “Charlie Hebdo”, em Paris. Esse ato de barbárie, além das lastimáveis perdas humanas, é um inaceitável ataque a um valor fundamental das sociedades democráticas – a liberdade de imprensa.

Nesse momento de dor e sofrimento, desejo estender aos familiares das vítimas minhas condolências. Quero expressar, igualmente ao Presidente Hollande e ao povo francês a solidariedade de meu governo e da nação brasileira.

 Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil


Nenhum comentário: