O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Videos Paulo Roberto de Almeida no YouTube: lista parcial


Vídeos Paulo Roberto de Almeida no YouTube

Lista elaborada em 6 de janeiro de 2015

            Sei que já fui filmado várias vezes, por ocasião de palestras, mesas redondas e seminários, mas nem sempre presto atenção nos vídeos que são elaborados nessas ocasiões, salvo quando alguém me escreve para dizer que me viu falando em tal e tal ocasião. Por curiosidade, e por me remeterem o link de um deles, fui hoje verificar. É gozado se ver falando, quando não se estava esperando esse registro para a história, se ouso dizer. Se tivesse consciência, no momento, de que estava sendo gravado para a posteridade, talvez tivesse articulado melhor minhas falas, sempre contaminadas por trejeitos e alocuções típicas da coloquialidade improvisada, e também mudado minha postura para algo mais bem apresentável, falando claramente com os olhos no público, ou talvez até na câmara, ainda que isto pudesse parecer vaidoso, ou narcisista.
            Em todo caso, fui buscar no YouTube o que poderia haver de registro meu, e só encontrei quatro miseráveis vídeos, quando tenho certeza de ter havido várias outras palestras e seminários filmados (ainda que não carregados no YouTube. Mesmo assim, com base nos três registros, fui verificar a ficha de cada participação minha, e acabei encontrando registros bem mais completos do que o imaginado inicialmente. Aqui vão eles, acompanhados das respectivas fichas de registro de trabalhos.

Paulo Roberto de Almeida - 2º Fórum Democracia & Liberdade
institutomillenium - Enviado em 11 de maio de 2011

  
Palestra proferida no Liberdade na Estrada 2012

2433. “Brasil: o futuro do país está no passado (de outros países...): proposta para uma Fronda Empresarial”, Brasília, 13 outubro 2012, 24 p. Texto-base para palestras no ciclo Ordem Livre na Estrada: “Brasil, país do futuro: até quando?” (Porto Alegre, FCE/UFRGS, dia 17/10/2012, 19:00hs), no “Papo Amigo” da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (Porto Alegre, 18/10/2012, 12:00hs) e no Instituto de Formação de Líderes de Minas Gerais (Belo Horizonte, 24/10/2012, 19:30hs). Divulgado no site pessoal e no e no Academia.edu (links: http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2433FuturoBrasilFrondaEmpres.pdf e https://www.academia.edu/attachments/32630661/download_file).

Programa do Canal Futura

2513. “Política externa brasileira no Canal Futura”, Kansas City, 17 Setembro 2013, entrevista gravada. Entrevista por Skype para o programa Sala de Debates do Canal Futura, sob a coordenação do jornalista José Brito, com a participação dos professores Ricardo Seitenfus (UFSM) e Paulo Afonso Velasco (Iuperj); (link para o programa, primeira parte (PRA): http://www.youtube.com/watch?v=2-GSlPzt8BY; segunda parte: http://www.youtube.com/watch?v=98cikVmwKPI; geral: http://www.youtube.com/user/canalfutura/search?query=sala+debate). Relação de Publicados n. 1107.
  
Encontro do Grupo de Estudos Liberais Lobos da Capital

2601. “A economia e a política do Brasil em tempos não convencionais (nunca antes mesmo...)”, Em voo, de Bradley a Atlanta, e a Brasília, 17-18 Abril 2014, 16 p. Texto guia para palestra na UnB (24/04/2014, 19hs; Auditório de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia), a convite do Grupo de Estudos Liberais Lobos da Capital Libertas et Proprietas. Postado no blog Diplomatizzando em oito postagens sucessivas e depois com esquema e linkagem para arquivo em pdf (ver nestes links: http://cl.ly/2z2B473f0l1W  e http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2014/04/a-economia-e-politica-do-brasil-em_25.html). Filmado, com palestra e debates e inserido no YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=ciay-PkUenQ); com texto auxiliar em apoio à palestra (http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2116PalestraDebateAcadem.pdf). Divulgado no Academia.edu (https://www.academia.edu/attachments/33662703/download_file). Revisto em 4/06/2014, em formato ampliado (17 p.) para publicação no Digesto Econômico; publicado, sob o título de “A economia e a política do Brasil nos tempos do ‘nunca antes’”,  na revista Digesto Econômico (vol. X, n. x, maio-junho 2014, p, 16-27). Relação de Publicados n. 1134.


            Muito bem: quem descobrir mais alguns vídeos secretos em que eu apareço, agradeço remeter, apenas em nome do registro histórico, ainda que isso possa não ter nenhuma importância para a posteridade. Talvez sirvam aos netos, bisnetos, tataranetos e outros netos, se e quando servir para alguma coisa...

Paulo Roberto de Almeida
Washington, 6 de janeiro de 2015

Nenhum comentário: