O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Commanding Heights: a historia economica do seculo 20 - Daniel Yergin, Josef Stanislaw (PBS)

Já usei muito esta série para minhas aulas de economia política, pois o livro e o vídeo ilustram perfeitamente a evolução da economia mundial, das teorias e das políticas, ao longo de um século terrível em destruições, mas também magnífico em termos de criação de riquezas.

Episódios da série “Commanding Heights”, produzida pela PBS. 
Os produtores fizeram um excelente trabalho em mostrar como as ideias econômicas oscilaram entre Keynes e Hayek ao longo do séc. XX, ou seja, entre o dirigismo estatal e a orientação a mercado. A própria história do século passado é descrita à luz do pensamento desses dois economistas.

Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=zC1ivoTUZBk

Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=wR374PJFcBE

Parte 3
https://www.youtube.com/watch?v=dItaqpgG4y4

Nenhum comentário: