O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Politica brasileira: a culpa de FHC - O Antagonista

Partilho inteiramente o julgamento severo sobre FHC feito pelos jornalistas de O Antagonista, e acrescentaria mais: ele é também culpado por não ter esquecido inteiramente várias más ideias que teve quando era sociólogo (que eu tambem tive, por sinal, até pela influência de vários acadêmicos uspianos), e que podia ter aposentado quando se tornou um político improvisado.
Para isso não precisava ter inventado nenhuma nova teoria para substituir ideias emboloradas que mantinha. Bastava observar a realidade, como muitos fizeram, eu inclusive.
Paulo Roberto de Almeida

A culpa é, sim, de FHC

O Antagonista, 23/02/2015

Fernando Henrique Cardoso foi um dos melhores -- se não o melhor -- presidentes que o Brasil teve ou terá. Com todos os problemas que enfrentou ou possam ser atribuídos a ele na Presidência, o país subiu vários degraus na economia, na organização social, na respeitabilidade internacional e até mesmo no nível da política feita em Brasília quando comparada àquelas anteriores e posteriores aos seus mandatos.

Dito isso, Fernando Henrique Cardoso é culpado.

Culpado por ter instituído a reeleição, movido pela vaidade pessoal.

Culpado por ter torpedeado a primeira tentativa de José Serra eleger-se presidente, tanto por rivalidade pessoal como pelo desejo de passar a faixa a um "operário", no que enxergava ser o coroamento da transição democrática.

Culpado por ter preservado Lula durante o auge do mensalão, quando até mesmo os petistas não acreditavam que ele pudesse livrar-se de ser tragado pelas denúncias. 

Culpado por ter acreditado que, preservando Lula, o "operário" se juntaria a ele na formação de um grande partido de centro-esquerda que uniria PSDB e PT, legitimado por movimentos sindicais.

Nada disso é especulação ou simples análise histórica. Tudo é fato.

A culpa política de ter chegarmos a este ponto é, sim, de FHC.

Nenhum comentário: