O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 14 de março de 2015

Dia 15 de Marco: dia da dignidade nacional

Neste domingo uma onda de passeatas e manifestações vai tomar as ruas do Brasil, mostrando indignação com o caos instalado no país pelo lulopetismo, que engendrou os maiores escândalos de corrupção da história brasileira e mundial. Amanhã é fora, PT, fora, Dilma! Renúncia ou impeachment:


Mais de 200 cidades brasileiras serão palco neste domingo de protestos contra o governo federal e a presidente Dilma Rousseff. Os organizadores esperam reunir cerca de 100.000 pessoas nas principais passeatas, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Não existe, porém, uma estimativa oficial das secretarias de Segurança Pública. Também haverá manifestações contra Dilma no exterior, em frente a embaixadas brasileiras e em pontos turísticos na América do Sul, Europa e Estados Unidos.

A organização dos protestos se divide sobretudo entre três grupos: Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre e Revoltados Online. Os organizadores convocam os manifestantes pela internet e pelo aplicativo de celular Whatsapp. O MBL e o Revoltados Online defendem o impeachment imediato da presidente - o segundo, apoia ainda a intervenção militar. Integrantes de partidos da oposição, como DEM, Solidariedade, PPS e PSDB também prometem aderir ao protesto.

A manifestação em âmbito nacional ganhou força e peso político depois do panelaço durante o pronunciamento de Dilma na TV no último domingo e das vaias a ela numa feira da construção civil em São Paulo. A repercussão e a dimensão das marchas, ainda pouco previsíveis, preocupam o Palácio do Planalto, mas setores da oposição também hesitam em apoiá-las porque temem acarem associados aos articuladores do impeachment - o que o PSDB, por exemplo, é declaradamente contrário neste momento. Na quinta-feira, a presidente disse que encara as manifestações "com tranquilidade". Sindicatos e movimentos sociais ligados ao PT promoveram uma manifestação na sexta para tentar blindá-la e arrefecer a mobilização pela saída da presidente.

rotina da capital paulista neste domingo foi alterada por causa das manifestações: houve mudanças nos horários de eventos políticos, culturais e até esportivos. Algumas passeatas ocorrerão pela manhã, a partir das 9 horas. Mas as principais marchas nas capitais foram agendadas para a tarde e devem começar simultaneamente, a partir das 14 horas. O policiamento será reforçado para garantir que as manifestações transcorram sem confrontos. Haverá grupamentos das tropas de choque em alerta.

Confira na Veja as principais cidades do protesto contra Dilma.

Nenhum comentário: