O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 13 de abril de 2015

12 de Abril: resumo das manifestacoes - O Globo

Para registro histórico.
Paulo Roberto de Almeida

Manifestações contra Dilma se estendem a 24 estados brasileiros
O Globo, 12/04/2015

A manifestação contra o governo da presidente Dilma Rousseff e a corrupção tomou as ruas de 24 capitais brasileiras e do Distrito Federal neste domingo. Se forem consideradas as estimativas oficiais, 699 mil pessoas compareceram aos protestos de hoje. Apesar de ter menos adesão de pessoas pelo Brasil, o número de cidades que participaram foi maior do que 15 de março.

A marcha em São Paulo, realizada na Avenida Paulista, reuniu 275 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. O número é menor que o protesto do dia 15 de março, que levou 1 milhão às ruas e foi considerado o maior do país naquela data. Apesar da perda de público na capital paulista, a organização comemorou, no fim da tarde, a adesão em 450 cidades. Mais uma vez, os manifestantes seguravam bandeiras, vuvuzelas, cartazes e faixas de repúdio à corrupção com as palavras "Fora Dilma", “Fora PT”. De acordo com a PM paulista, o ato pacifico.

Chamou a atenção uma enorme bandeira verde e amarela com a palavra “impeachment” escrita em preto, que foi estendida no chão da Paulista. Durante toda a tarde, vendedores ambulantes ofereceram aos manifestantes apitos, bandeiras, água e comida.

Assim como já havia ocorrido no protesto do dia 15 de março, policiais foram um atrativo e tiraram fotos com vários manifestantes. A conta oficial da corporação no Twitter publicou imagens de crianças brincando com os cães policiais, cavalos da corporação e até dentro de viaturas.

Manifestantes que pediam intervenção militar tiveram que deixar a avenida pouco antes das 14h, após pedido da Polícia Militar. A justificativa oficial da PM é de que eles estavam utilizando veículos que não passaram por uma “vistoria oficial” para participar do protesto. De acordo com Ronaldo Brasileiro, organizador do movimento, a medida da PM é arbitrária. O veículo ficou estacionado na esquina da Rua Pamplona com a Alameda Santos.

Um grupo de caminhoneiros que também protestavam contra o governo Dilma deixou lento o trânsito de várias vias importantes de São Paulo. Eles passaram pela Marginal do Pinheiros, Avenida Rebouças e Rua da Consolação. Assim como aconteceu com um ônibus de militares, eles também foram impedidos de entrar na Avenida Paulista porque não tinham autorização. Mais cedo, motociclistas também aderiam ao protesto.

O nome do juiz da Operação Lava-Jato, Sérgio Moro, foi lembrado na manifestação paulistana. Um casal chegou a vestir com camisetas em homenagem a Moro. Um dos organizadores do Movimento Brasil Livre falou: “vida longa ao juiz Sérgio Moro”. E foi aplaudido.

MANIFESTAÇÕES OCORRERAM EM 24 ESTADOS BRASILEIROS E NO DF

Em outros estados brasileiros as manifestações ocorreram desde a manhã de hoje. No Rio de Janeiro, os movimentos contra o governo tomaram a orla de Copacabana logo pela manhã. Com faixas pedindo o impeachment de Dilma e, em menor número, a intervenção militar, milhares de pessoas ocuparam a orla vestidos de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil. De acordo com comando do Batalhão de Grandes Eventos, 10 mil pessoas foram ao protesto carioca. Além da capital fluminense, há registros de manifestações em Niterói e em Petrópolis.

Em Brasília, cerca de 25 mil pessoas realizaram uma passeata até o Congresso Nacional. O protesto começou por volta das 9h30m e terminou no início da tarde. A segurança na Esplanada contou com 2,5 mil policiais de reforço. O protesto terminou com duas pessoas encaminhadas para a delegacia para prestar depoimento, uma por portar um facão e outra por causar tumulto, de acordo com a PM.

Outra capital que reuniu milhares de manifestantes foi Curitiba. Cerca de 40 mil foram as ruas, segundo a PM. A ação começou por volta das 14h e os manifestantes começaram a dispersar por volta das 16h30m. Os manifestantes aproveitaram a marcha para enaltecer o trabalho de Sérgio Moro. Em Porto Alegre, um grupo com cerca de 200 manifestantes chegou a pedir uma “intervenção militar constitucional” para resolver a crise institucional do país. Convocado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), o ato na capital gaúcha reuniu 25 mil pessoas segundo os organizadores e 35 mil de acordo com a Brigada Militar (BM).

Na região Nordeste, 25 mil protestaram em Fortaleza, segundo a PM. O ato iniciado por volta das 15h30m começou a ganhar mais adesão no início da noite. Os manifestantes seguiram um percurso de 1,5km até o aterro da Praia de Iracema. Em Recife, a PM não havia divulgado um número oficial de manifestantes que compareceram na Praia de Boa Viagem até o início da noite deste domingo. Os manifestantes calcularam aproximadamente 8 mil pessoas, acompanhadas por três trios elétricos. Em Maceió, quatro mil pessoas foram às ruas para gritar “Fora Dilma”.

Em Manaus 500 pessoas, segundo a PM, se reuniram sob forte chuva na Praça do Congresso, no Centro. Manifestantes protestaram principalmente contra a situação da economia e alta dos impostos.

Já em Goiânia, 2.500 pessoas fizeram uma marcha contra a corrupção e pelo impeachment da presidente. a manifestação transcorreu em clima pacífico e sem ocorrências graves registradas pelas autoridades de segurança. A concentração começou às 14 h e houve divergências no formato da manifestação entre os dois grupos organizadores - o Vem Pra Rua Goiás e o movimento Brasil Livre. O primeiro queria uma passeata e o segundo apenas uma concentração. Após o impasse, ambos seguiram em passeata até o Parque Areião, onde terminou por volta das 17 horas. Em Cuiabá, os organizadores do “Movimento Muda Brasil” estimaram um público de 500 pessoas na Praça Ipiranga, na região central da cidade. Em Campo Grande, a manifestação começou no fim da tarde, e reuniu 12 mil segundo a PM. Um grupo de motociclistas seguiu a marcha pelas ruas da capital do MS. (O Globo).

Nenhum comentário: