O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Enquanto isso, no reino da diplomacia: "Meia volta, volver..." - Concurso do Rio Branco imita o governo...

Questão sobre corrupção no Brasil é anulada em concurso para diplomata
FLÁVIA FOREQUE
Folha de S. Paulo, 24/08/2015

Alvo de crítica de candidatos, a questão sobre os "altos níveis de corrupção" no Brasil, segundo a visão do governo do Reino Unido, foi anulada em concurso para a carreira de diplomata.
Nesta segunda-feira (24), foi divulgada no "Diário Oficial da União" a lista de candidatos aprovados para a segunda etapa da prova do Instituto Rio Branco. O Cespe, responsável pelo exame, divulgou ainda o gabarito definitivo, após análise de recursos dos concorrentes.
O item sobre a política externa britânica foi motivo de polêmica no início do mês, quando a prova objetiva foi realizada.
A afirmação, retirada do site oficial do Reino Unido para potenciais exportadores, afirmava que o governo daquele país considerava como desafios para realizar negócios os "altos níveis de corrupção" e a "importância das relações pessoais" no Brasil. Para muitos candidatos, o tom fugia do discurso diplomático e do histórico do relacionamento entre os países.

Nenhum comentário: