O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

IV Conferencia de Relacoes Internacionais - Funag, PUC-Rio, 17-19/11/2015


A IV Conferência sobre Relações Exteriores foi realizada em parceria com a PUC-Rio

BANNER-SITE-NOVO
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em parceria com o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), promoveu a IV Conferência sobre Relações Exteriores (CORE), nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2015, no Rio de Janeiro. Neste ano, os painéis da Conferência tiveram como eixo temático "O Brasil e as Tendências do Cenário Internacional".
A abertura da CORE foi feita por meio de Palestra Magna de autoria do Chanceler Mauro Vieira, lida pelo Presidente da FUNAG, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima. O Padre Ivern Simó, Vice-Reitor da PUC-Rio, e os Professores Paulo Esteves, Diretor do IRI (PUC-Rio), e Paula Orrico Sandrin, Coordenadora do Curso de Relações Internacionais da PUC-Rio, também compuseram a mesa inicial e proferiram as palavras de boas-vindas do evento.
No primeiro dia de Conferência, a manhã foi dividida em dois painéis. A primeira mesa - “Paz e Segurança: Resolução de conflitos” - foi moderada pela Professora Layla Dawood (UERJ) e contou com a participação da Ministra Maria Luisa Escorel de Moraes, Chefe da Divisão de Paz e Segurança Internacional do MRE; do Professor Antonio Jorge Ramalho, Secretário-Executivo da Escola de Defesa da UNASUL; do Professor Alexandre Fuccille, Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED-UNESP); do Professor Hector Saint-Pierre (UNESP) e do Professor Pedro Dallari (USP).
O segundo painel - “América do Sul: Perspectivas Políticas, Econômicas e Sociais” - foi coordenado pelo Professor Vágner Camilo Alves (UFF). Contribuíram neste debate o Embaixador Clemente Baena Soares, Subsecretário-Geral, interino, da América do Sul, Central e do Caribe e Diretor do Departamento da América do Sul II do MRE; o Professor Thiago Rodrigues (UFF); a Professora Gisele Ricobom (UNILA); o Professor Rafael Duarte Villa (USP) e o Professor Haroldo Ramanzini Júnior (UFU).
No dia 18 de novembro, segundo dia da CORE, o primeiro painel realizado foi “A ONU e o Futuro do Multilateralismo”, moderado pelo Professor Marcelo Valença (UERJ). Compuseram a mesa de discussões o Embaixador Fernando Simas Magalhães, Subsecretário-Geral Político I do MRE; o Ministro Mauricio Carvalho Lyrio, Secretário de Planejamento Diplomático do MRE; a Professora Andrea Ribeiro Hoffmann (PUC-Rio), e o Professor Eugenio Diniz, Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).
No painel seguinte, a mediação foi feita por André de Mello e Souza, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Participaram do debate o Embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey, Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do MRE; o Ministro Rodrigo de Azeredo Santos, Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos; Leane Naidin (PUC-Rio); Pedro da Motta Veiga, Diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES), e a Professora Vera Thorstensen (FGV).
No último dia da Conferência (19 de novembro), a primeira mesa foi mediada pela Professora Marta Fernandez (PUC-Rio) e tratou dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Clima”. Os integrantes do painel foram o Conselheiro Mario Mottin, Coordenador-Geral de Desenvolvimento Sustentável da Subsecretaria-Geral de Meio Ambiente e Energia, Ciência e Tecnologia do MRE; Paolo de Renzio (PUC-Rio) e Márcio Pontual (Centro Rio +).
O último painel da IV CORE teve como temática “BRICS e IBAS”, e foi moderado pelo Presidente da FUNAG, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima. Participaram do debate o Embaixador Flávio Damico, Diretor do Departamento de Mecanismos Inter-Regionais do MRE; o Professor Paulo Esteves, Diretor do IRI/PUC-Rio e o Professor Leonardo Ramos (PUC Minas).
O evento homenageou os 15 anos do primeiro curso de doutorado em Relações Internacionais do Brasil da PUC-Rio. Trata-se de marco na evolução do estudo da disciplina no país e de referência na colaboração tradicional com o Itamaraty.
Acesse aqui lista de vídeos com a íntegra dos três dias de evento.
Acesse aqui a Palestra Magna de autoria do Chanceler Mauro Vieira, lida pelo Presidente da FUNAG por ocasião da abertura da CORE.
Fotos: Leonardo Henrique

Nenhum comentário: