O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Historia economica: tarifas nos EUA e no Brasil

Um dos sites que me abastecem de notícias interessantes todos os dias, o Economy Watch, traz a seguinte nota nesta data, 20 de abril:

"This Day in Economic History - 1818 - Congress passed a tariff that ushered in an age of United States protectionist policy that lasted until World War II. Urged by President Monroe's call to uphold the fiscal integrity of domestic industry congress agreed to pass sharp tariffs of iron and textiles from other countries."

Duas observações:
1) que não se pense que foram as tarifas altas a razão do desenvolvimento industrial dos EUA: elas tinham função eminentemente fiscal, pois o governo da União delas dependia como uma das poucas fontes de receita, e o desenvolvimento dos EUA foi feito com base num conjunto bm mais amplo de condições e requisitos que existiam independentemente das tarifas;

2) se tarifas altas fossem sinônimo de desenvolvimento industrial, o Brasil teria sido uma potência industrial muito mais cedo e melhor que os EUA, pois suas tarifas sempre foram muito mais altas que as de qualquer outro país.
Posso provar esse ponto com todas as estatísticas necessárias.

Nenhum comentário: