O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 22 de abril de 2016

O que fazer com os gramscianos de academia? Nada, ou quase nada - Paulo Roberto de Almeida


O que vai na cabeça dos gramscianos de academia? 

Paulo Roberto de Almeida


Gramscianos de academia é, obviamente, um título genérico, uma marca de fantasia, que dou aos acadêmicos que se alinham com as posições do partido neobolchevique que nos (des)governa, quaisquer que sejam essas políticas e tomadas de posição. Eles apoiam, evidentemente, o partido e o seu chefe, e o título de gramscianos é até um elogio pois a maioria deles, a quase totalidade jamais leu Gramsci, ou Marx, seriamente. Eles apenas refletem uma certa ideologia, um certo consenso mental, em vigor na academia, de que é preciso estar do lado dos "progressistas", os dispensadores de justiça social, dos líderes das causas redistributivas, aqueles que prometem acabar com a exploração imperialista e a super-exploração dos capitalistas nacionais, enfim, todas essas coisas malvadas que estão invariavelmente ligadas aos mercados e ao neoliberalismo.
Eles têm noções muito rudimentares de como funciona o mundo, não têm quase nenhuma formação econômica, e menos ainda como se organiza uma empresa que pretende ser competitiva nos mercados. Eles são apenas professores, ou seja, vivem entre eles, e seus aluninhos passivos e ainda pouco lidos, vivem de livros que são escolhidos entre a literatura convergente nessas teses que foram acima evidenciadas e acham que estão ajudando os pobres e remediados a tentar expropriar os ricos para distribuir aos pobres.
Por que eles continuam apoiando o partido neobolchevique, a despeito de todas as denúncias de crimes e malversações cometidas contra o Estado e a sociedade, de toda a corrupção envolvida nos negócios públicos e privados nos últimos 13 anos (e mesmo antes), apesar da imensa crise econômica e política em que o Brasil se encontra imerso e submergido? Por que?
Eu não sei dizer com exatidão, mas deve ter raízes nessas crenças de caráter religioso ou ideológico, que não podem ser contraditadas mesmo com todas as evidêncas em contrário. Os acadêmicos gramscianis são os true believers da política moderna, os últimos crentes no poder inato do grande líder em trazer justiça social, bem estar e felicidade ao povo de Deus, contra as perversidades dos mercados, dos capitalistas, das elites.
Creio que escapa ao domínio da racionalidade, e não há maneira de desconverter um true believer. Se tornou impossível convencer um true believer que tudo o que ele acreditou até aqui é totalmente equivocado e fadado ao fracasso. Eles continuam a acreditar.
O que vamos fazer?
Com os acadêmicos gramscianos nada, eles são incorrigíveis.
Só nos resta educar os mais jovens, e nisso cabe uma grande responsabilidade àqueles que possuem uma visão um pouco mais sofisticada do mundo, no sentido de também escreverem, publicarem, esclarecerem os mais jovens (e alguns velhos também).
Acho que é isso que deve ser feito, é isso que estou fazendo.


Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 22 de abril de 2016

Nenhum comentário: