O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Saudacao a formandos de Relacoes Internacionais (em 2003) - Paulo Roberto de Almeida

Este texto, uma mensagem enviada desde Washington aos formandos em Relações Internacionais da Tuiuti, no Paraná, provavelmente nunca foi divulgado em qualquer suporte, fora da leitura feita na própria cerimônica de formatura dessa turma.
Descobri-o agora, ao revisar algumas listas antigas de trabalhos inéditos ou sem qualquer link funcional com suportes antigos de divulgação.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 27 de maio de 2016


Mensagem aos formandos

Paulo Roberto de Almeida
Washington, 4 de julho de 2003

Desde Washington, onde exerço o cargo de ministro-conselheiro na Embaixada do Brasil, e ocasionalmente o de Encarregado de Negócios junto ao governo dos Estados Unidos, tenho o prazer de encaminhar, por via eletrônica, não podendo participar desta cerimônia de corpo presente, minha mensagem de saudações e de congratulações pela formatura que ora ocorre desta turma de 2003 do Curso de Relações Internacionais da Universidade Tuiuti de Curitiba, no Paraná.
Cerimônias de graduação constituem sempre motivo de múltiplas satisfações, nas várias vertentes possíveis de uma vida aberta, doravante, a escolhas ainda mais decisivas:
- em primeiro lugar a satisfação propriamente acadêmica, pois que uma cerimônia como esta representa o acabamento, talvez parcial, de uma etapa importante na formação educacional individual, bem como a possível inauguração de outra etapa, num mundo sempre exigente em termos de especializações e de estudos continuados;
- em seguida, a quase realização profissional, já que habilitando cada um de vocês ao desempenho produtivo seja no âmbito empresarial, seja a serviço de alguma instituição pública ou ainda no seio da própria academia;
- satisfação familiar, também, uma vez que o objetivo maior de toda família sempre é o de ver seus filhos dotados dos requisitos específicos e suficientes que os habilitem ao sucesso na vida futura;
- contentamento, e eu diria mesmo alívio, pessoal, finalmente, na medida em que cada um dedicou o máximo de esforços, durante todos esses anos, para justamente obter o certificado que promete abrir novas portas num itinerário de certa forma ainda incipiente.
Quando digo “promete” é porque tenho consciência de que o diploma habilita mas não necessariamente assegura um direito, que seria o do emprego e o da remuneração considerada justa. Ele é provavelmente um requisito necessário, mas não suficiente para o sucesso profissional num mundo cada vez mais entregue à concorrência dos sistemas abertos, como aliás corresponde a uma realidade mais e mais globalizada, na qual se insere também o Brasil.
Ninguém deve ter a ilusão de que a posse de um certificado de estudos basta, por si só, para garantir o sucesso profissional e pessoal a que todos aspiram legitimamente. Muitos de vocês já estão trabalhando, em empregos nem sempre relacionados com os estudos recém concluídos; outros podem já ter tido a sorte de se ver oferecer uma ocupação que aproveitará parte ou a quase totalidade das habilidades adquiridas no curso; vários, enfim, ainda precisarão disputar no mercado de trabalho alguma atividade que os coloque mais perto da independência financeira e da satisfação profissional.
Em qualquer hipótese, porém, tenham consciência de algumas verdades que precisam ser refletidas desde já: nem vocês dominam as múltiplas facetas da profissão de “internacionalista” – usemos este termo à falta de outro melhor – nem a universidade que acaba de formá-los forneceu-lhes todos os requisitos de que necessitam para algum trabalho especializado na instituição que vier a acollhê-los.
Explico-me. Todos sabem que as escolas pouco educam, no sentido mais profundo deste verbo: elas no máximo ensinam algumas técnicas que habilitam cada um de nós a passar para as etapas seguintes do nosso aprendizado formal. Quem educa, em primeiro lugar, é normalmente a família, que deve fornecer as condições intrínsecas e extrínsecas para o sucesso de qualquer pessoa no itinerário escolar e depois na vida profissional.
A educação é um processo complexo que depende, basicamente, do entorno familiar, da disposição própria de cada um em querer aprender – e eu sou um grande crente no autodidatismo – e só depois, bem depois, vem o papel das estruturais formais de aprendizado, no sistema público ou privado.
Um personagem célebre da cultura popular americana, já falecido, Will Rogers, costumava dizer, em seu estilo cowboy, que tudo o que ele tinha aprendido na vida se devia aos livros e a pessoas mais espertas do que ele. E é verdade: tudo o que aprendemos de realmente importante na vida se deve ao esforço dos pais, à companhia dos grandes livros e a certas pessoas que marcaram nossas vidas, o que pode incluir, também, a já distante professora primária e um não tão distante professor universitário.
Aprendemos aquilo que somos motivados a gostar, desde muito cedo, e foi essa empatia com certas coisas, e não com outras, que levou muito de vocês a buscar um curso de relações internacionais, e não um de direito, de economia, de história, de sociologia ou de administração. Se alguém fez relações internacionais porque o curso estava na moda – ultimamente distinguido pelas vogas da globalização e da regionalização –, esse alguém vai ter agora de aprender a conhecer melhor as realidades do mundo, que por vezes incluem uma dura adaptação às condições concretas de trabalho no mundo profissional, nem todas elas descritas nos manuais universitários. Uma empresa, por exemplo, é mais suscetível de se interessar pelos acordos internacionais em matéria fitossanitária ou de telecomunicações do que pela teoria neorealista das relações internacionais aplicada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. Um ponto para os que aprenderam isso.
Por isso mesmo, eu recomendaria que vocês não acumulem, depois de iniciada a próxima etapa da vida pessoal e profissional, recriminações indevidas contra os seus professores, que provavelmente fizeram o melhor possível para transmitir a vocês o saber codificado nos livros adotados e nas leituras recomendadas pelo curso. Seria impossível, a eles, como a qualquer outro mortal, fornecer-lhes tudo de que venham eventualmente a necessitar para um desempenho bem sucedido em alguma profissão específica. A função deles não era essa, como a da escola não era o de provê-los de todos os conhecimentos e habilidades necessárias para o exercício profissional. Escolas e professores transmitem, antes de mais nada, técnicas ou métodos de ensino e até mesmo alguns conhecimentos, mas estes são infinitos e incomensuráveis em sua dimensão própria.
Quem está acostumado a fazer pesquisa na Internet, via instrumentos de busca, sabe do que estou falando, e tenho certeza de que são muitos aqui aqueles que, ao longo do curso, utilizaram-se do recurso, hoje fácil, a sistemas de pesquisa online para atender alguns (ou a todos os) trabalhos escolares. Basta colocar um ou dois conceitos e os resultados, em menos de dois segundos, se cifram às centenas, quando não aos milhares de documentos e outros sites de referência ou de conteúdo substantivo. O “copiar e colar” tornou-se a praga do século, ou pelo menos o concorrente do livro e do professor.
Seria impossível a qualquer professor, de fato a qualquer curso, e mesmo a uma faculdade inteira, concorrer com esse instrumento fabuloso que constitui a Internet, e sabemos que ela contém apenas uma parcela das informações livremente disponiveis e do conhecimento necessário a um bom desempenho em qualquer profissão moderna digna desse nome. Professores normais não ganham da Internet, mas eles podem e devem, sim, fornecer as regras e métodos pelos quais vocês podem aproveitar o estoque acumulado de conhecimento útil para a finalização de um trabalho e para o cumprimento de encargos profissionais, inclusive e principalmente as normas da boa citação e da devida referência bibliográfica. Mais um ponto para o referenciador honesto.
Das considerações acima, eu tiraria duas conclusões, que também podem servir como duas lições de vida que eu gostaria de transmitir a vocês neste momento festivo.
Sejam, em primeiro lugar, os seus próprios professores e instrutores permanentes, e nunca esperem, passivamente, que alguém venha a fornecer, a cada um de vocês, meios ou recursos para triunfar na vida. Antes de mais nada, aprendam a aprender, aperfeiçoem a capacidade de serem autodidatas, constantes, incansáveis e insaciáveis e, para o essencial e o supérfluo, sejam mestres na arte da auto-educação contínua. Apenas aqueles que estão em processo de aprendizado permanente conseguem vencer os múltiplos desafios da carreira e lograr assim um bom desempenho profissional pela vida afora.
Tenham consciência, repito, de que o ensino dos professores, ao longo do estudo universitário “normal”, é apenas o começo de um longo processo de aperfeiçoamento que deve literalmente obrigá-los a se fazerem por si mesmos no desempenho ulterior, seja nos estudos de pós-graduação, seja na carreira profissional, seja até na vida pessoal e familiar. Quando eu disse, seguindo o conselho de um “caipira” americano, que uma boa receita é a de aprender com os livros e com pessoas mais espertas do que nós mesmos, não estava recomendando que vocês esperassem que os livros lhes caissem às mãos, ou dizendo que essas outras pessoas mais espertas se encontravam à disposição de vocês para transmitir-lhes a verdade revelada e o jeito certo de vencer na vida.
Como diz o velho ditado, retrabalhado pelo magnífico poeta popular que é Chico Buarque de Holanda, quem espera nunca, ou raramente, alcança o que pretende da vida. Apenas aqueles que saem ativamente à cata dos grandes livros e de pessoas mais espertas conseguem realizar seus objetivos de vida. Com isso não quero dizer que apenas pessoas ou livros dão a receita do sucesso; hoje em dia a Internet pode substituir uns e outros, mas é certo também que nem sempre com o mesmo prazer do contato físico com as lombadas e páginas dos livros ou a palavra amiga de quem sabe mais e tem o que transmitir.
Trata-se apenas de uma filosofia de vida, mas que convém levar em conta na organização pessoal do itinerário futuro de cada um. Bons livros e pessoas inteligentes nunca fizeram mal a ninguém, muito pelo contrário.
A segunda recomendação que eu faria a vocês seria simples, expressando apenas e tão somente o meu próprio modo de ver o trabalho profissional e o desempenho pessoal (no meu caso voluntário) nas lides acadêmicas. Ela é representada por dois conceitos, que considero absolutamente indispensáveis na vida: honestidade intelectual, acima de tudo.
A honestidade intelectual deve revelar-se em primeiro lugar no próprio “copiar e colar”, que parece constituir hoje um comportamento padrão nos universitários. As boas normas de citação dos manuais especializados incluem hoje em dia as regras para uma correta referência do material pescado na Internet e caberia começar por aí. Não pretendo aqui vir em defesa dos professores, sempre agoniados em saber se aquele trabalho genial tem copyright próprio ou emprestado. Quero chamar a atenção, mais uma vez, para uma filosofia de vida, uma postura ética que deve prevalecer nas relações de vocês com os colegas, os professores, os superiores no trabalho, para consigo mesmos, enfim.
Apenas aqueles que mantêm uma relação honesta e objetiva com as fontes, com os familiares, com os colegas e os superiores, no trabalho e na escola, com suas próprias limitações e insuficiências, apenas esses têm, afinal de contas, condições e possibilidades de continuar progredindo no caminho do saber e do desempenho profissional.
A vida nunca foi fácil para ninguém, mesmo para aqueles que nasceram em “berço de ouro” e que não precisam se preocupar com a subsistência elementar, digamos assim. Todo sucesso depende de um investimento inicial, mesmo em condições ótimas de recursos e de meios. E todos aqueles que dependem basicamente de si mesmos para seu sucesso na profissão e na vida sabem que duas das condições essenciais para tal são o auto-conhecimento e a honestidade para com os outros e consigo mesmo.
Por isso, minhas duas únicas recomendações seriam estas: continuem aprendendo a aprender e, sobretudo, sejam éticos pela vida afora. Seus amigos e familiares, seus colegas de trabalho, a própria sociedade em muitos casos, os recompensarão pelo esforço demonstrado. Boas leituras, boas companhias e muito boa sorte a todos vocês !
Paulo Roberto de Almeida,
aprendiz de sociólogo e diplomata de carreira.
Washington, 4 de julho de 2003.

Texto de saudações elaborado a pedido da Comissão de formatura do Curso de Relações internacionais, 2003, da Universidade Tuiuti do Paraná.

Nenhum comentário: