O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 27 de agosto de 2016

Bicentenario da independencia: 2022 - esquentando os tambores...

Já estava prevendo que isso ocorreria.
Por isso mesmo já tinha elaborado alguns projetos, como abaixo transcritos.
Paulo Roberto de Almeida 



Projetos para o Bicentenário da Independência do Brasil em 2022

Paulo Roberto de Almeida

Alinho uma pequena lista de sugestões a propósito de um programa progressivo e gradual de iniciativas de publicações, em perspectiva das (e em antecipação às) festividades a serem inevitavelmente empreendidas em torno do bicentenário, na linha de proposta anterior (em 1/08/2016), sobre a elaboração de uma obra coletiva sobre uma história institucional das relações exteriores do Brasil.

1) Arquivos Diplomáticos da Independência: trata-se de uma coleção completa de toda a correspondência em torno do reconhecimento do Império, publicada pela primeira vez em 1922, nas festividades do primeiro centenário. Não é necessário republicar a versão impressa de todos os volumes. Pode-se scannear a melhor edição disponível (de 1922-25, ou de 1972), e colocá-la em pdf à disposição de todos os pesquisadores em formato pdf na Biblioteca Digital da Funag. Seria recomendável, porém, digitar as introduções originais de Heitor Lyra e de Hildebrando Accioly, e convidar novos historiadores para recolocar o conjunto dos “arquivos” numa perspectiva moderna da historiografia brasileira da independência.

2) A Independência vista pelo IHGB: Seleção de materiais da revista do IHGB, a ser publicada numa edição conjunta Funag-IHGB, com estudos introdutórios de diplomatas e historiadores. Registre-se que já existe um volume (n. 138) publicado pelo Senado Federal, feita com base na revista do IHGB, chamado O Ano da Independência, contendo o material prévio ao Grito do Ipiranga. Caberia explorar todos os números desde 1839 contendo materiais sobre o processo ulterior, sempre do ponto de vista das relações internacionais e do cenário diplomático do Brasil.

3) A Ordem internacional e o Progresso da nação: o Brasil e o mundo (1822-2022): projeto de âmbito não apenas historiográfico, mas de caráter sociológico e diplomático, analisando o cenário internacional e o desenvolvimento brasileiro, em perspectiva linear, ou seja, uma síntese dos principais eventos e processos nos dois planos, seja por décadas, seja por períodos (independência, primeiro Reinado, regências, segundo Reinado, primeira década republicana, era do Barão, Grande Guerra, anos vinte, primeira era Vargas (até 1937), Estado Novo, República de 1946, período militar, redemocratização; período recente). Seriam convidados acadêmicos e diplomatas segundo as competências reconhecidas. A desenvolver até 2021.

4) Atlas das Relações Internacionais do Brasil: Diferente dos materiais que foram feitos por Delgado de Carvalho e pelo Pe. Geraldo José Powells nos anos 1960, o novo atlas partiria dos anuários do corpo diplomático, desde o Reino Unido e o Império, e faria a listagem com informações sintéticas sobre todos os países, em todas as épocas e continentes, com os quais o Brasil mantinha relações diplomáticas, e com os quais trocava representações diplomáticas e consulares. Definir padrões e design das informações e convidar cartógrafos trabalhando com material histórico.

5) Roteiro do multilateralismo brasileiro desde 1815: desde o Congresso de Viena, onde o “Brasil” participou como “Reino Unido ao de Portugal e Algarves”, é possível traçar um roteiro de todas as conferências e organismos multilaterais da trajetória diplomática brasileira. A lista das organizações existe; basta verificar nos relatórios a participação nas conferências e a adesão do Brasil a essas organizações.

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 3/08/2016

Nenhum comentário: