O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 30 de outubro de 2016

Outras palavras: sim, outros risos, mais gargalhadas, divertimento garantido - Outras Palavras (sic)

Alguns dirão que é puro masoquismo da minha parte, essa mania de receber, e de ler, todos os petardos descarregados diariamente em minha caixa de entrada, onde cabe de tudo: do bom, do mau, do feio, do ridículo, do francamente hilariante, e por aí vai.
Meus preferidos, não só para desopilar, para dar boas risadas da ingenuidade, para continuar aferindo o que de surrealista vai pela cabeça das pessoas são aqueles mesmos que vocês todos conhecem: Carta Maior (ou Carta Capital), Outras Palavras, Le Monde Diplomatique, ATTAC (dos altermundialistas franceses), Fundação Perseu Abramo, e vários outros veículos que já não aparecem mais (suspeito que é por falta de dinheiro, ou prisão de seus editores mercenários, como parece ser o caso do 247 e de alguns outros).
Por que continuo recebendo, e lendo, essas coisas?
Para fins "científicos", eu poderia dizer, o que é outra maneira de afirmar: só para ver como conseguem ser alienados esses gajos da esquerda obtusa (sim, acredito que deva haver coisa melhor em outras paragens), como eles vivem na estratosfera.
Pessoas, do tipo da Luciana Genro, por exemplo, e a turminha do PSOL, em geral, ou PSTU e similares, que continuam a pregar as maravilhas do socialismo, e boas soluções estatais, tendo em face deles, na tela delas, ali ao lado, todos os horrores da Venezuela, que aliás eles sempre defenderam e continuam a defender, como abaixo, essas pessoas só podem ser uma das duas coisas (ou as duas ao mesmo tempo):
(a) doidos de pedra, completamente malucos, lelés da cuca, completamente abilolados;
(b) totalmente sem caráter, de má fé, desonestos fundamentais, mentirosos finais...
Tenho ou não tenho razão?
Vejam o mais recente exemplo de risos, num domingo plácido, de eleições anti-petistas um pouco em todas as partes:

SELEÇÃO: O MELHOR DA SEMANA EM OUTRAS PALAVRAS[Melhor??!!; sic quatro vezes...]

​Capitalismo, teu nome é solidão
Os seres humanos, mamíferos ultrassociais cujos cérebros precisam do estímulo do outro, estão sendo separados por mudanças tecnológicas e pela ideologia do individualismo. Este apartamento é causa de uma epidemia de doenças psíquicas. Por George Monbiot (Publicado em 24/10) (Outras Palavras)

O mundo nas mãos da aristocracia financeira
Dez passos para entender didaticamente como os bancos zombam da democracia, multiplicam a desigualdade e nos empurraram abismo abaixo. Por Mauro Lopes (Publicado em 24/10) (Caminho para Casa)

Boaventura: somos todos anticapitalistas
Em seu novo livro, sociólogo afirma: lutas operárias já não podem libertar a sociedade; cabe à esquerda despertar múltiplos sujeitos que sistema quer manter inertes Por Boaventura de Sousa Santos (Publicado em 25/10) (Outras Palavras)

Privatização: a face oculta da MP-241 / MP-55
Por sucatear serviços públicos, governo levará parte da população a descrer da ideia de direitos e a comprar, no mercado, Saúde, Educação de Previdência. Por Paulo Kliass, em Carta Maior (Publicado em 28/10) (Outras Mídias)

Como Temer pretende privatizar saneamento
Trabalhadores e pesquisadores alertam: governo age, sem alarde, para entregar setor. Processo elevará tarifas e inviabilizará extensão dos serviços para população de baixa renda. Alerta coletivo de dezessete entidades (Publicado em 27/10) (Blog da Redação)

Venezuela conflagrada (2): uma possível alternativa
Chavismo não está condenado. Suas vastas conquistas políticas e sociais podem ser preservadas. Mas é preciso corrigir erros graves e romper velhos tabus. Por Mark Weisbrot (Publicado em 28/10) (Outras Palavras)

Pronto, já fiz minha boa ação do dia: fornecer riso gratuito (bem, precisa passar pela corveia de acessar e ler os materiais hilariantes que aqui linkei) para o resto da jornada eleitoral. Divirtam-se.
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: