O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Lulopetismo diplomatico: desmantelando a fraude na politica externa - Paulo Roberto de Almeida

Ninguém ignora que sou um opositor, sempre fui, do assim chamado lulopetismo diplomático, e isso não por razões de antipatia pessoal -- uma vez que em seu início concedi quase um cheque em branco aos apparatchiks e outros colaboradores diplomáticos que deram início a uma das grandes fraudes subintelequituais do lulopetismo como um todo. 
Mas, quem quiser consultar minha lista de trabalhos, livremente disponíveis -- sempre estiveram, em meu blog, e ultimamente em Academia.edu -- verá que meus trabalhos, até 2005 ou 2006, pelo menos, encaravam com certa simpatia as iniciativas mais ousadas desse avatar do partido companheiro na frente externa. Uma lista completa, até recente, está disponível nesta postagem:

2991. “Uma seleção de trabalhos sobre a política externa brasileira na era Lula: Paulo Roberto de Almeida, 2002-2016”, Brasília, 6 junho 2016, 13 p. Listagem seletiva, na ordem cronológica inversa, dos trabalhos mais importantes, inéditos e publicados, produzidos no período em apreço em temas da diplomacia e do sistema político brasileiro. Atualizada em 6/11/2016, postado no Academia.edu (https://www.academia.edu/26393585/Trabalhos_PRA_sobre_a_politica_externa_brasileira_na_era_Lula_2002-2016_).
 
Mais recentemente, fui levado a produzir dois novos trabalhos, não artigos, mas apenas palestras, sobre esse fenômeno bizarro, ainda não publicadas, mas já disponíveis nos dois links abaixo: 


3061. “O Itamaraty e a nova política externa brasileira”, Brasília, 19 novembro 2016, 18 p. Texto elaborado para palestras em geral, especialmente em circuito acadêmico. Circulado preventivamente para encontros com professores e alunos da FAAP e do IRI-USP. Postado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/s/35a0e0d049/3061-o-itamaraty-e-a-nova-politica-externa-brasileira-2016?source=link).

3062. “Itamaraty and the new Brazilian Foreign Policy”, São Paulo, 1 dezembro 2016, 7 p. Palestra na conferência “Geopolitics of the Global South: changing patterns of development”, realizada na FEA-USP. Postado no Diplomatizzando (http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/12/geopolitics-of-global-south-changing.html); disseminado no Facebook (https://shar.es/18cqW6). Disponível na plataforma Academia.edu (http://www.academia.edu/30208664/3062_Itamaraty_and_the_new_Brazilian_Foreign_Policy_2016_). 


 Agora estou aguardando a divulgação completa desta entrevista gravada em vídeo para a iniciativa do "Brasil Paralelo", por enquanto divulgada apenas nas partes de política econômica, mas cuja parte principal se refere ao lulopetismo diplomático, como registro nesta ficha: 


3047. “A política externa paralela do lulopetismo diplomático”, Brasília, 14 outubro 2016, gravação de entrevista, em vídeo, para servir como depoimento no quadro do Congresso Brasil Paralelo (https://www.facebook.com/brasilparalelo/), a realizar-se online no Brasil, com a participação de diferentes personalidades, em suporte puramente virtual (http://www.brasilparalelo.com.br/congresso/). Informado inicialmente no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/10/congresso-brasil-paralelo-como-refundar.html). Vídeo-amostra disponibilizado em 8 de novembro no site do Brasil Paralelo (link: https://www.facebook.com/brasilparalelo/videos/400646140325063/). Preview de minha entrevista no vídeo disponibilizado antecipadamente, em 5/12/2016, pelos organizadores (https://vimeo.com/194370830; senha: brp2016exclusivo8), entre 11:15 e 13:56 minutos, e novamente entre o 18:14 e 19:06 minutos do documentário.

Vou continuar minhas análises sobre esse fenômeno dos mais bizarros em nossa história diplomática, cujas consequências últimas sobre a política externa ainda não foram devidamente apreciadas pelos estudiosos e observadores, embora muitos acadêmicos ainda continuam encontrando virtudes numa fase esquizofrênica da nossa interface externa, com episódios -- sobretudo a ação corrupta e corruptora dos promotores do lulopetismo em várias operações internacionais -- absolutamente constrangedores para nossa autoestima de servidores federais da área diplomática.

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 5 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário: