O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Estudos de Defesa: encontros regionais da ABED

Comunicado hoje recebido, mesmo não sendo mais associado da ABED (desisti quando eles fizeram um desses comunicados horrorosos em defesa dos bandidos totalitários, contra o "governo golpista"), sobre os encontros regionais este ano:

Prezadas(os) associadas(os),

O Ministério da Defesa acaba de publicar, para consulta pública, as minutas dos novos documentos de defesa brasileiros.

As minutas do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), da Estratégia Nacional de Defesa (END) e da Política Nacional de Defesa (PND) precisam ainda ser aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela Presidência da República para que sejam formalizadas.

Conforme divulgação recente acerca das propostas da ABED para os Encontros Regionais de 2017, o tema geral dos ERABEDs será “Os Novos Documentos de Defesa do Brasil: avaliando as novas versões da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco de Defesa Nacional”.

Para tanto, os ERABEDs serão organizados a partir das seguintes diretrizes:

1)    O caráter regional deverá ser o princípio organizador fundamental dos ERABEDs. As instituições organizadoras devem buscar o diálogo com as demais instituições de sua região, a fim de promover o intercâmbio institucional e transdisciplinar para promoção dos Estudos de Defesa;
2)    A ABED se comprometerá com a organização de, pelo menos, uma mesa-redonda ou conferência acerca do tema central dos ERABEDs 2017 “Os Novos Documentos de Defesa do Brasil”;
3)    Além de mesas-redondas e/ou conferências, os ERABEDs receberão painéis para apresentação de trabalhos de docentes e pós-graduandos e pôsteres de iniciação científica para trabalhos de graduandos;
4)    Os melhores trabalhos apresentados nos painéis receberão isenção (uma por trabalho) da taxa de inscrição e serão apresentados em uma mesa especial no X Encontro Nacional da ABED, a se realizar em 2018.

Como forma de estímulo da discussão do tema “Os Novos Documentos de Defesa do Brasil”, a ABED sugere diferentes instâncias de discussão, a fim de aprimorar os trabalhos e possibilitar discussões amplas e profundas:
1ª- discussões internas, nas próprias instituições de ensino superior;
2ª discussões já em formato de papers em produção / finalizados nos ERABEDs;
3ª submissão de trabalhos para uma edição temática da Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED), a ser publicada no final de 2017.

Como resultado, espera-se que os produtos finais, já tendo passado por diferentes instâncias de discussão, tragam resultados de alto rigor metodológico e científico.

A minuta do Livro Branco de Defesa Nacional pode ser acessada aqui ou no site do Ministério da Defesa, pelo endereço http://www.defesa.gov.br/arquivos/2017/mes03/livro_branco_de_defesa_nacional_minuta.pdf.

As minutas da Política Nacional de Defesa e da Estratégia Nacional de Defesa podem ser acessada aqui ou no site do Ministério da Defesa, pelo endereço http://www.defesa.gov.br/arquivos/2017/mes03/pnd_end.pdf.

Atenciosamente,
Diretoria ABED 2016-2018

Postar um comentário