O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Politica externa brasileira, de 1987 a 2017 - Emb. Sergio Florencio, 2/06. 15hs (IPRI)


Inscrições abertas para palestra-debate com o embaixador Sergio Florencio 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) abrem inscrições para a apresentação-debate “A política externa brasileira no contexto internacional: 1987-2017” com o embaixador Sergio Florencio, em 02 de junho, às 15h, no auditório Paulo Nogueira Batista, anexo II, do Palácio Itamaraty.

A palestra será em torno do capítulo “Política externa” do livro “O Brasil no contexto 1987-2017”, organizado por Jaime Pinsky (São Paulo: Contexto, 2017). O ensaio aborda questões da redemocratização e política externa brasileira, as diplomacias dos sucessivos presidentes da nova República; o reformismo econômico do período Fernando Henrique Cardoso; as transformações sob o governo do presidente Lula; e o declínio político e econômico do mandato de Dilma Rousseff.

As inscrições estão abertas até às 12h desta sexta-feira, 02 de junho. As vagas são limitadas e será emitido certificado de participação aos interessados. Clique aqui e inscreva-se!

Sergio Florencio
Atualmente é diretor de estudos e relações econômicas e políticas internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É graduado em ciências econômicas pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado no curso de preparação à carreira de diplomata pelo Instituto Rio Branco (1970). É mestre em economia pela University of Ottawa e possui vasta experiência em economia internacional, desenvolvimento econômico e relações internacionais. Foi ministro de primeira classe do Itamaraty, e desempenhou, desde 1971, inúmeras missões diplomáticas, destacando-se como embaixador do Brasil junto aos Estados Unidos Mexicanos (México), em 2008; embaixador Alterno na delegação brasileira permanente em Genebra (Suíça), em 2006; e embaixador do Brasil junto à República do Equador, em 2002.

Serviço:
Tema: A política externa brasileira no contexto internacional, 1987-2017
Palestrante: Embaixador Sergio Florencio
Local: Auditório Paulo Nogueira Batista, Palácio Itamaraty, Anexo II, Brasília – DF
Data: 02 de junho, às 15h

Nenhum comentário: