O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 20 de agosto de 2017

Carreira diplomatica: consolidacao dos trabalhos de Paulo Roberto de Almeida (2001-2016)

Finalmente, terminei de selecionar, dentre os muitos trabalhos (geralmente respostas a questionários submetidos por estudantes de RI) produzidos ao longo de vários anos, uma listagem seletiva de textos relativos à carreira diplomática, ademais de mais comentários meus a questões colocadas por um novo grupo de alunos.


3153. “A carreira diplomática: questionário pessoal e consolidação de trabalhos produzidos por Paulo Roberto de Almeida”, Brasília, 19-20 agosto 2017, 22 p. Respostas a questionário submetido por grupo de alunos de Relações Internacionais do IESB, para entrevista audiovisual, acompanhadas de listagem de trabalhos identificados sob a rubrica da diplomacia em minha produção entre 2001 e 2016. Postado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/34279860/A_carreira_diplomatica_questionario_pessoal_e_consolidacao_de_trabalhos_produzidos_por_Paulo_Roberto_de_Almeida) e em Reseaarch Gate (link: https://www.researchgate.net/publication/319184080_A_carreira_diplomatica_questionario_pessoal_e_consolidacao_de_trabalhos_produzidos_por_Paulo_Roberto_de_Almeida).

O trabalho é este aqui:



Paulo Roberto de Almeida
Notas para servir a entrevista a alunos de curso de Relações Internacionais.
Listagem seletiva da produção em temas relativos à carreira diplomática.
Brasília, 19-20 de agosto de 2017.

As perguntas formuladas agora foram estas (por acaso em número de treze):


1) Como o senhor decidiu entrar para a carreira diplomática?
2) Como é o seu cotidiano profissional? O que é um dia normal na sua vida?
3) Há alguma figura diplomática ou até mesmo política que lhe inspira?
4) O senhor é diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, o IPRI. Para os acadêmicos que têm dúvida, qual a diferença entre o IPRI e a Fundação Alexandre de Gusmão, a FUNAG?

5) Que trabalho o IPRI desempenha e como o mesmo se relaciona e contribui para com a academia de Relações Internacionais? E como área acadêmica contribui para o IPRI?

6) O senhor possui um blog "Diplomatizando", no qual faz posts relacionados às Relações Internacionais, política externa, cultura, etc.; além de obter diversas obras publicadas. O amor pela escrita se desenvolveu em que momento de sua vida?

7) Há alguma diferença entre o Paulo Roberto diplomata e o Paulo Roberto escritor?

8) O senhor foi citado na última prova de admissão à carreira diplomática, agora em 2017. Como foi a sensação?
9) O senhor iniciou sua carreira diplomática em 1977. Desde lá, o que mudou no que tange ao modo de se fazer a diplomacia?
10) Quais atributos um diplomata deve ter para contribuir de maneira significativa nas relações internacionais do Brasil?

11) Como o senhor concilia todas as suas tarefas?

12) Quais são suas dicas para quem está querendo prestar o CACD?
13) O que é diplomacia pra o senhor?

 Ao trabalho, segue-se a lista mencionada:


Apêndice: trabalhos correlatos de Paulo Roberto de Almeida
Materiais pertinentes à carreira diplomática (em ordem cronológica inversa)
Nota: alguns dos links citados internamente aos trabalhos aqui listados podem estar defasados, pelo fato de remeterem à estrutura do site que mantive durante vários anos, o qual teve de ser reorganizado no período recente, tarefa ainda não concluída.

Trabalho disponível no link seguinte da plataforma Academia.edu:
 https://www.academia.edu/34279860/A_carreira_diplomatica_questionario_pessoal_e_consolidacao_de_trabalhos_produzidos_por_Paulo_Roberto_de_Almeida
ou em Research Gate:
 https://www.researchgate.net/publication/319184080_A_carreira_diplomatica_questionario_pessoal_e_consolidacao_de_trabalhos_produzidos_por_Paulo_Roberto_de_Almeida

Divirtam-se!
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 20 de agosto de 2017. 

PS: Em dois dias (20 e 21/08), 42 downloads:
You got 42 views from Brazil, Mozambique, the United States, and Paraguay on "A carreira diplomatica: questionario pessoal e consolidacao de trabalhos produzidos por Paulo Roberto de Almeida". 

Nenhum comentário: