O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Regis Bonelli (RIP): um economista como poucos, alias, como muito poucos - J. R. Afonso

A homenagem de José Roberto Afonso ao grande economista Regis Bonelli, recentemente falecido, não poderia ter sido melhor, ou melhor, claro que poderia ter sido melhor: transcrevendo ainda mais trabalhos desse grande, enorme, gigantesco economista pensador (o que é raro).
Abaixo.

Informativo J.R. Afonso 1606, 14/12/2017
Nossa singela homenagem póstuma ao professor e economista Regis Bonelli, relembrando apenas alguns dentre tantos trabalhos que produziu com grande competência e leveza.

Regis Bonelli

Regis Bonelli era doutor em Economia pela University of Califórnia-Berkeley e Bacharel em Engenharia pela Pontifício Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Era pesquisador do IBRE desde 2008, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de crescimento e desenvolvimento. No link está disponível os trabalhos realizados no IBRE - http://bit.ly/2AAWh7n
Read more

Crise de Crescimento do Brasil (Bonelli & Veloso)

A crise de crescimento do Brasil coletânea de 20 artigos organizada por Regis Bonelli e Fernando Veloso será lançada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE) e a Editora Elsevier. "O livro analisa uma das maiores recessões da história brasileira, acompanhada de uma crise política de enormes proporções..." O lançamento do livro ocorrerá no dia 16 de …
Read more

Ensaios IBRE (Bonelli & Veloso)

Ensaios IBRE de economia brasileira - II organizado por Regis Bonelli e Fernando Veloso lançado pelo IBRE/FGV e pela Editora Elsevier (2014). "A obra vem à luz em um momento especial, após as eleições majoritárias no Brasil. Trata-se de um instante em que se definem as bases para políticas a serem adotadas no futuro, para o que este livro fornece …
Read more

Produtividade x Crescimento (Bonelli)

Produtividade e armadilha do lento crescimento por Regis Bonelli capítulo do livro Produtividade no Brasil - Desempenho e determinantes (2014). "Em geral, reduções no ritmo de crescimento dos países emergentes têm sido associadas a ritmos de crescimento mais lentos da produtividade à medida que os países alcançam níveis médios de renda..." Verificar PDF Anexado
Read more

Ensaios IBRE (Bonelli & Pinheiro)

Lançamento do livro Ensaios IBRE de economia brasileira - I organizado por Regis Bonelli e Armando Castelar Pinheiro pela FGV/IBRE. "O Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) lançará primeiro volume do livro Ensaios IBRE da Economia Brasileira. A obra é um dos frutos dos esforços de pesquisa do IBRE em 2013. O lançamento ocorre logo após a quarta edição do Seminário …
Read more

Perspectivas da Economia Brasileira para 2014 (FGV/IBRE)

Perspectivas da economia brasileira para 2014 seminário promovido pela FGV/IBRE com os apresentadores Silvia Matos, Samuel Pessoa, Nelson Barbosa, Armando Castelar Pinheiro e moderador Regis Bonelli. "O ano eleitoral de 2014 será, possivelmente, marcado por uma atuação visando a expansão da economia por parte dos formuladores de política econômica. Mas a necessidade de promover uma recuperação do crescimento do  nível de …
Read more

Ampliar Investimento Público (Bonelli)

Para crescer, é preciso ampliar investimento público, afirma Regis Bonelli em entrevista cedida ao Valor (28/12). "... o governo brasileiro pode até sair 'um pouquinho' dos cânones, desde que para investir em infraestrutura e, com isso, combater a anemia do Produto Interno Bruto (PIB)...Acho que a situação fiscal é mais complicada , mas, por outro lado, e agora vou ser …
Read more

Perspectivas Economia Brasileira (IBRE/FGV)

Perspectivas da economia brasileira para 2013, seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas. O seminário, em formato de mesa redonda, terá os seguintes participantes: Affonso Pastore, José J. Senna, Silvia Matos, Samuel Pessoa e como moderador Regis Bonelli. O evento será no dia 23/11/12 no Rio de Janeiro. http://bit.ly/105lavQ
Read more

Brazil's Growth (Bacha & Bonelli)

Accounting for the rise and fall of post-WW-II Brazil's Growth by Edmar Bacha and Regis Bonelli. "Brazil's GDP grew vigorously from the early-WW-II period untill 1980. GDP growth then collapsed and never again recovered its previous performance, not even after inflation was tamed in 1994. With the help of a commodity boom and large capital inflows, growth rates increased after …
Read more

Cadeia Metal-Mecânica (Bonelli)

Cadeia metal-mecânica, ameaça da China e desindustrialização no Brasil estudo de Regis Bonelli, indicado por Marco Polo do Instituto Aço Brasil. " O objetivo é analisar a crescente inserção chinesa no mercado da indústria metal-mecânica doméstica à luz da experiência brasileira no passado recente. A finalidade é, além de montar um diagnóstico da evolução recente desse tema, propor medidas de …
Read more

Nenhum comentário: