O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 22 de abril de 2018

IPRI: atividades realizadas até meados de abril 2018

Atividades realizadas pelo IPRI em 2018

Paulo Roberto de Almeida
Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, IPRI-Funag
[Objetivo: relatório; finalidade: informação aos interessados]


Atividades desenvolvidas no âmbito do IPRI no ano de 2018, no âmbito das séries Diálogos Internacionais, Percursos Diplomáticos, ou outras: 

7 de fevereiro, 15:00 – O Itamaraty na Cultura Brasileira: Guimarães Rosa; João Almino, embaixador, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), membro da Academia Brasileira de Letras 9ABL), autor de diversas obras literárias. Local: Auditório Paulo Nogueira Batista, Anexo II, do MRE.

22 de fevereiro, 15:00 – Percursos Diplomáticos: embaixador Gelson Fonseca Jr., diretor do Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD-RJ); ex-representante do Brasil nas Nações Unidas, embaixador no Chile, ex-presidente da Funag. Local: Auditório do Instituto Rio Branco.

2 de março, 15:00 – O Brasil na OCDE: onde estamos, para onde vamos?Carlos Marcio Cozendey, embaixador, ex-Subsecretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, representante do Brasil junto à OCDE em Paris. Auditório Paulo Nogueira Batista.

7 de março, 15:00 – Globalização e agricultura: qual o lugar do Brasil?Zander Navarro: Doutor em Sociologia pela Universidade de Sussex (Inglaterra) e pós-doutoramento no MIT (Estados Unidos). Auditório Paulo Nogueira Batista.

9 de março, 15:00 – Diplomacia do etanol: desafios e perspectivas; Klaus Guimarães Dalgaard, professor adjunto de política internacional e comparada do Departamento de Ciência Política da UFMG. Auditório Paulo Nogueira Batista.

14 de março, 15:00 – Direitos humanos no Brasil e no mundoJosé Augusto Lindgren-Alves, embaixador em Sófia (Bulgária, 2002-2006), Budapeste (Hungria, 2006-2008), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina, 2011 a 2015), assim como cônsul-geral em S. Francisco (Estados Unidos, 2006-2002) e Barcelona (Espanha, 2015-2016), atualmente aposentado. Diversos livros. Auditório Paulo Nogueira Batista.

20 de março, 15:00 – A presença da China no Brasil e na América do Sul; Renato Baumann, doutor em Economia pela University of Oxford (1982). Foi diretor do Escritório da Cepal no Brasil entre abril de 1995 e novembro de 2010. Atualmente é Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais (SAIN/MP) e professor de economia da UnB. Auditório do Instituto Rio Branco.

26 de março, 15:00 – O papel da Hungria e dos outros países de Visegrád na União EuropeiaSándor Gyula Nagy, economista pesquisador e coordenador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Ministério das Relações Exteriores (IFAT), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores da Hungria; Auditório embaixador Paulo Nogueira Batista.
 
11 de abril, 9:00-11:30 – Cual futuro para la Unión Europea? un debate sobre el White Paper 2017; Stefan Simosas, chefe da Seção Política da Delegação da União Europeia no Brasil; Palestrante: Susanne Gratius, Professora de Ciências Políticas e Relações Internacionais, Universidad Autónoma de Madrid. Local: Auditório do Instituto Rio Branco.

18 de abril, 15:00-17:30 – O Brasil e a questão nuclear global na década de 1970: novas interpretações historiográficas; Carlo Pattiprofessor-adjunto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás e docente permanente dos programas de pós-graduação de Ciência Política e História na mesma instituição. Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Florença (Itália) em 2012. Auditório Paulo Nogueira Batista.

25 de abril

Nenhum comentário: