O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 24 de julho de 2018

Minireflexao sobre o momento presente: a importancia da educacao - Paulo Roberto de Almeida

Minireflexão sobre o momento presente: a importância da educação

Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: minireflexão; finalidade: importância da educação]

Refletindo sobre o cenário atual do Brasil, reafirmo minha velha crença na validade das ideias, dos valores e dos princípios, para a correção dos imensos desajustes do Brasil atual, que podem ser atribuídos a uma única causa: a mediocridade das nossas elites, sendo que as atuais são ineptas e corruptas. Chegamos a essa situação deplorável, de termos elites ineptas e corruptas no comando do país, por uma razão principal: nossas profundas deficiências educacionais, do pré-primário ao pós-doc.
Portanto, a tarefa máxima, a única, principal, prioritária, de qualquer governo, é a educação de qualidade. Se o próximo presidente puder escolher cinco prioridades de governo, eu já indico quais seriam as minhas cinco: 1) educação; 2) educação; 3) educação; 4) educação; e 5) educação.
Apenas a falta de educação explica que o povo brasileiro tenha permitido a deterioração de nossas instituições, que elites ineptas e corruptas tenham ascendido ao poder e passado a assaltar o país da forma como o fizeram, nos últimos 15 anos. 
A educação de qualidade é a única forma de o Brasil alçar-se da crise atual, da mediocridade da nossa política, e de alcançar uma nova etapa de seu processo de desenvolvimento.
Acredito poder participar desse processo, sendo um bom profissional e um bom mestre, em todas as minhas frentes de trabalho.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 24 de julho de 2018

Nenhum comentário: