O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 10 de julho de 2018

RBPI: uma revista de impacto - Antonio Carlos Lessa (IRel-UnB)

Meu amigo, professor no IRel-UnB e editor da Revista Brasileira de Política Internacional me comunica esta grande notícia sobre o sucesso da nossa revista: 

Caros(as) Colegas,

Trago a boa notícia da grande elevação do Fator de Impacto da RBPI no Journal Citation Reports - JCR-InCites, chegando nos números consolidados de 2017 ao índice de 0,906. Tendo por base o ano de 2016, o Fator de Impacto da RBPI foi praticamente triplicado. Esses dados foram publicados na última semana de junho, sendo o Impact Factor do JCR é uma das medidas mais esperadas da ciência global.
Com isso, a RBPI tem o maior fator de impacto de todas as publicações da grande área de humanidades no Brasil, situando-se na 49a posição no ranking das revistas brasileiras. Como medida de comparação, a icônica Revista Dados está na 116a posição, com fator de impacto de 0,286. A Revista de Ciência Política, da Universidade Católica do Chile, que é reputada como uma das melhores publicações da área de humanidades da América Latina, teve um fator de impacto de 0,413.
Com o seu Fator de Impacto, a RBPI se situa da 132a posição em termos globais no cluster International Relations & Political Science, no universo considerado de 217 publicações internacionais. A RBPI, em termos globais no cluster, se situa logo abaixo de International Peacekeeping (129a posição - IF 0,937) e à frente de outras revistas prestigiadas que compõem o universo de publicação de autores brasileiros e latino-americanos, a exemplo de Latin American Perspectives (170a posição - IF = 0,575), Political Science Quarterly (185a posição - IF 0,422), Revista de Ciência Política - Chile (187a posição - IF 0,413) e do Journal of Global War Studies (210a posição - IF 0,167). Esses indicadores fazem com que a RBPI se situe pelo meio do terceiro quartil das publicações mais influentes do cluster International Relations & Political Science, em termos globais.
Envio abaixo uma tabela que sumariza a evolução da medida desde 2010, quando a RBPI teve o seu primeiro fator de impacto divulgado (referente a 2009).

Saudações a todos,
Antônio Carlos Lessa

Antônio Carlos Lessa
Professor Titular - Full Professor 
University of Brasília
Institute of International Relations
p: +55 61 31073651 
a: Caixa Postal 4306 - Brasilia, DF 70919-970, Brazil 
 

Nenhum comentário: