O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 16 de setembro de 2018

Apelo para um voto realmente util, benefico e necessario - Paulo Roberto de Almeida

Apelo para um voto realmente útil, benéfico e necessário

Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: reflexão eleitoral; finalidade: esclarecimento sobre as opções]


O eleitor brasileiro, com todo o respeito que se lhe deve, é um cidadão imprevisível e não racional, ou seja, mal informado, mal educado, preconceituoso, impulsivo e outras más qualidades não detectadas. Não tenho nenhuma ilusão quanto a isso. Sou apenas um realista cético.
O que eu gostaria que ocorresse seria um reagrupamento centrista, mas isso depende de que os eleitores do Amoedo, Meirelles e Dias se convençam de que eles precisam renunciar e repassar seus votos para o Alckmin, em nome de uma vitória da única candidatura racional e sensata, em lugar de se ter uma vitória de um dos dois extremos. Pode ser também uma vitória da meia esquerda (Ciro ou Marina), o que significa mediocridade, confusão, pântano por mais 4 anos...
Que me desculpem os eleitores dos três – que acho razoáveis, até excelentes em diferentes dimensões –, mas chega uma hora em que um cálculo de probabilidades é necessário.
Por mais distorcidos que possam ser os resultados das pesquisas de intenções, os resultados das preferências, os indicadores de rejeição a candidatos específicos, todos eles revelam alguns comportamentos de massa, por vezes concordando com nossas percepções, em outras ocasiões delas discordando frontalmente.
Nossos desejos não vão se realizar por algum Fiat do acaso, por isso há que se refletir sobre os números disponíveis.
Esses números parecem indicar o seguinte: a sociedade brasileira, a nação de eleitores cidadãos está dividida entre os extremos, alguns acreditando no autoritarismo e populismo de esquerda, outros de direita. Nenhum dos dois vai produzir um Brasil liberal, próspero e igualitário, pois a visão estatista e dirigista de ambos é prejudicial a um país dotado de ordem e progresso. 
A essa altura do processo eleitoral, parece evidente que o "curso natural" das coisas vai levar o Brasil para um impasse, tanto mais destruidor que a sociedade vai continuar dividida, pela ação mesma dos que podem alcançar o poder.
Daí o meu apelo para o reagrupamento centrista em favor do único candidato que pode garantir uma saída sensata, razoável, necessária. Extremismos, em épocas passadas, sempre levaram os países a derrocadas espetaculares, senão a guerras e destruição.


Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 16 de setembro de 2018


Nenhum comentário: