O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 1 de setembro de 2018

Meu caso com um certo partido (2003) - Paulo Roberto de Almeida

No mesmo impulso que me fez criticar as críticas dos militantes de esquerda (inclusive membros do próprio PT) à política econômica do governo do PT, redigi uma pequena nota, para divulgar os trabalhos que eu vinha escrevendo em defesa, não do PT ou do governo do PT, mas da racionalidade, do simples bom-senso na formulação das políticas públicas, sobretudo a econômica. A mesma nota era acompanhada de uma lista de trabalhos redigido até ali, nem todos divulgados devidamente.
Esta a ficha do trabalho: 

1049. “Meu caso com um certo partido”, Washington, 15 mai. 2003, 2 p. Introdução a compilação de textos de caráter “polêmico-partidário”, para divulgar de forma agrupada trabalhos de debate “unilateral” com uma certa maioria social. Inédito. 

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 1/09/2018

Meu caso com um certo partido

Paulo Roberto de Almeida
Washington, 15 de maio de 2003

No curso dos últimos anos, ou talvez mesmo duas décadas, tenho sido um observador constante, fiel e interessado, das transformações em curso no sistema político-partidário brasileiro. Não poderia ser de outra forma: participante ativo, embora discreto, do movimento em prol da redemocratização política e social do Brasil (tendo escolhido um período de auto-exílio na fase mais dura da ditadura militar), considero ser meu dever de cidadão dar minha contribuição voluntária ao aperfeiçoamento das práticas políticas e dos comportamentos éticos no plano nacional, na modesta dimensão de minhas possibilidades, obviamente limitadas por um trabalho profissional absorvente, pelas necessárias ocupações familiares e por uma dedicação exemplar e paralela às lides acadêmicas, ainda que de modo amador, improvisado e tentativo.
Os textos que se seguem podem ser considerados como representando, ainda que de modo seletivo, uma combinação exemplificativa dessa vocação participativa na vida cidadã com o espírito crítico da abordagem acadêmica, isto é, um posicionamento firme em favor da mudança política e do progresso social no Brasil, sem descurar contudo da preservação da racionalidade econômica e da honestidade intelectual.
Estas são as características que, precisamente, marcam a maior parte dos textos aqui reunidos: uma boa disposição em apoiar, de modo claro, o partido da reforma no Brasil, mas um compromisso nunca questionado com uma postura crítica em relação ao que me parecem ser “desvios” da “boa” racionalidade econômica ou da honestidade intelectual que são encontrados em qualquer agrupamento político-ideológico. Não tenho a pretensão de deter a “verdade” sobre os temas aqui debatidos ou de me apresentar em “censor” ou “mestre” de quem quer que seja. Meu único compromisso é com uma exposição sincera dos fatos que observo na realidade política e econômica do País e com uma defesa firme de princípios que me parecem estar na base de qualquer ação social digna desse nome numa sociedade democrática: o debate aberto, sincero, honesto, sem preconceitos ou intolerância com as posturas adversas ou discordantes.
Um pecado confesso, porém: uma certa ironia, fina ou aberta, em relação a posições que me parecem inconsistentes com a realidade ou indefensáveis do ponto de vista da lógica e da coerência intrínseca dos argumentos. Defendo, a esse propósito, um método socrático de debate e argumentação, mas a veemência de certas posições assumidas, a pouca paciência com idéias que me parecem francamente fora do lugar e o desejo de vencer pela força de uma razão prática mais afirmada podem dar a impressão, a muitos de meus interlocutores, ou adversários, de arrogância intelectual, quando meu único desejo é o de fazer avançar o debate. Devo ter vários outras insuficiências pessoais, que não caberia discutir aqui, mas um grande defeito quero crer que não tenho: o dom da hipocrisia. Ao contrário: tenho também essa desvantagem de falar a verdade, muitas vezes de modo direto, e sem atenção às suscetibilidades ou sensibilidades do parceiro, o que já me causou mais de um problema ao longo de uma vida no geral pacata, mas também feita de debates e polêmicas. 
Sem mais delongas, desejo remeter os frequentadores desta página a esta seleção de trabalhos produzidos ao longo dos dois últimos anos, dentre muitos outros que pertencem a uma mesma temática obsessiva: a correção das imensas desigualdades e iniquidades que caracterizam o Brasil, pelo método de maior racionalidade econômica e de menor custo social, sem prejuízo da já mencionada honestidade intelectual.
Bom proveito.

Washington, 15 de maio de 2003 

Seleção de trabalhos de caráter “polêmico-partidário”:


1) 819. “O PT e as relações econômicas internacionais  do Brasil: análise do programa econômico “Um outro Brasil é possível”, Washington, 14 outubro 2001, 25 pp. Comentários gerais e tópicos ao programa do grupo de economistas do PT, representando a tendência majoritária do partido, identificando pontos obscuros e equívocos em matério de política externa do Brasil e de relações internacionais. Reelaboração ampliada do trabalho nº 808, para divulgação pública. Revisão em 18.10.01. Publicado em Espaço Acadêmico (Maringá: UEM, Ano I, nº 6, novembro de 2001; link: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/35900). Postado no blog Diplomatizzando em 27/02/2016 (link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/02/o-pt-volta-2001-com-sua-politica.html). 



4) 958. “Preparado para o poder?: pense duas vezes antes de agir: As consequências econômicas da vitória; Parte 3 (da série: manual de nova economia política para a fase de transição)”, Washington, 8 out. 2002, 9 p. Continuidade da série, com ênfase nos amigos-inimigos da nova maioria (e do velho pensamento econômico). Publicado na revista eletrônica Espaço Acadêmico(Maringá, a. II, n. 17, out. 2002). Revisto em 18.11.02, com ampliação do texto. Incorporado ao livro (Trabalhos n. 976) A Grande Mudança: consequências econômicas da transição política no Brasil (São Paulo: Códex Editora, 2003). Divulgado no blog Diplomatizzando(22/10/2017; link: https://diplomatizzando.blogspot.com.br/2017/10/preparado-para-o-poder-pense-duas-vezes.html).

5) 978. “Consequências econômicas da derrota: identificando vencedores e vencidos”, Washington, 2 novembro 2002, 10 p. Último ensaio (5) da série “novo manual de economia política”, identificando ideias vencedoras e perdedoras no seguimento do embate eleitoral e antes de iniciar o próximo governo. Publicada na revista Espaço Acadêmico (Maringá: ano II, n. 18, novembro 2002). Incorporado ao livro (Relação de Trabalhos n. 976) A Grande Mudança: consequências econômicas da transição política no Brasil (São Paulo: Códex Editora, 2003). Divulgado no blog Diplomatizzando (22/10/2017; link: https://diplomatizzando.blogspot.com.br/2017/10/consequencias-economicas-da-derrota.html).

6) 989. “Avaliando a transição: Balanço da vitória, no momento da subida ao poder (da série: Consequências econômicas da vitória, parte 7)”, Washington, 8 dez. 2002, 8 p. Continuidade da série, a partir do texto “vitória na fase de transição” (Trabalho n. 970), com avaliação sintética do desempenho da equipe da nova maioria, e propondo um sistema objetivo de avaliação quantificada. Revisto e ampliado (11 p.), em 28/12/02, com inclusão de quadros de indicadores objetivos para avaliação dos resultados econômicos e sociais da nova administração. Publicado na revista Espaço Acadêmico(n. 20, jan. 2003). Divulgado no blog Diplomatizzando (22/10/2017; link: https://diplomatizzando.blogspot.com.br/2017/10/consequencias-economicas-da-vitoria.html).

7) 1043. “O “novo Brasil” em ação: observações sobre a primeira Resolução do PT no poder”, Washington, 30 abril 2003, 17 p. Reformulação do trabalho n. 1018, de 16/03/2003, fazendo análise e observações tópicas sobre a resolução emitida pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) em sua primeira reunião desde sua chegada ao poder, realizada em São Paulo, em 15-16/03/2003, com nota explicativa agregada. Publicado na revista eletrônica Revista Autor (a. III, n. 25, jul. 2003; ISSN: 1677-3500; não disponível). Divulgado no blog Diplomatizzando(1/09/2018; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/09/a-primeira-resolucao-do-pt-no-poder.html).



Observação: Vários desses trabalhos e muitos outros aqui não compilados encontram-se disponíveis em meu livro A Grande Mudança: consequências econômicas da transição política no Brasil(São Paulo: Editora Códex, 2003), enquanto que outros, talvez de caráter mais polêmico ou sensível, não se encontram momentaneamente disponíveis.

Nenhum comentário: