O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

NAO sou eleitor de Bolsonaro, nem vou integrar seu governo; ja tenho candidato firme, e tendencia de voto util - Paulo Roberto de Almeida

Pela terceira vez em menos de dois meses, sou surpreendido com boatos, circulados entre amigos e colegas, de que eu teria sido escolhido como chanceler do candidato Bolsonaro, ou seja, de que eu seria simpático à sua candidataria e já teria aceito trabalhar em seu governo.
Pela terceira vez no mesmo período, sou obrigado a desmentir formalmente tais informações, como declarei abertamente em julho último: 

3300. “Uma revelação surpreendente, uma explicação necessária”, Brasília, 15 julho 2018, 3 p. Sobre um boato de que eu estaria trabalhando na equipe de certo candidato de direita e integraria seu ministério, meus comentários. Divulgado no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/08/sobre-alguns-boatos-persistentes-um.html).

Já tenho candidato e já declarei meu voto, em João Amoedo aqui expresso: 

3312. “Por que votarei em João Amoedo?”, Brasília, 3 agosto 2018, 4 p. Digressão sobre um Brasil melhor. Publicado no blog Diplomatizzando(link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/08/por-que-votarei-em-joao-amoedo-paulo.html); publicado na revista digital Amálgama (27/08/2018; link: https://www.revistaamalgama.com.br/08/2018/por-que-votarei-em-joao-amoedo/),

com tendência a exercer voto útil, caso necessário, em Geraldo Alckmin.
Não sou candidato a nenhum cargo em nenhum governo, de qualquer tendência.
Sou apenas candidato a escrever dois novos volumes de continuidade à minha obra sobre a história da diplomacia econômica do Brasil, o que já estou devendo há muitos anos, depois de meu livro: 

1257. Formação da Diplomacia Econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império. 3ra. edição, revista; Brasília: Funag, 2017, 2 volumes; Coleção História Diplomática; ISBN: 978-85-7631-675-6 (obra completa; 964 p.); Volume I, 516 p.; ISBN: 978-85-7631-668-8 (link:http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=907) e Volume II, 464 p.; ISBN: 978-85-7631-669-5(link: http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=908).Divulgado no blog Diplomatizzando(link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2017/09/formacao-da-diplomacia-economica-no_9.html). Relação de Originais n. 1351 (prefácio à 2aedição) e 3083 (prefácio à 3aedição).

Para desmentir uma terceira vez tais assertivas, e aproveitando a publicação do programa do candidato da direita, publiquei esta crítica em meu blog:

3321. “Um programa insuficiente de política externa: comentários pessoais”, Brasília, 15-16 agosto 2018, 5 p. Comentários à parte de política externa do programa do candidato Bolsonaro. Divulgado no blog Diplomatizzando (https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/08/um-programa-insuficiente-de-politica.html).

Quem acredita que eu teria escrito, colaborado ou contribuído com esse ajuntamento de frases desconexas sobre algumas interfaces externas do Brasil, não me conhece, não conhece meus escritos sobre diplomacia e política externa e se baseia em informações infundadas.

A que posso atribuir esses boatos e especulações, sobre os quais não sou responsável?
Acredito que pelo fato de ter sido um crítico declarado, quando não um inimigo reconhecido dos horrores da diplomacia lulopetista, da política externa esquizofrênica conduzida pela organização criminosa travestida de partido político, pelo bando de meliantes mafiosos que subordinaram nossa política externa aos comunistas cubanos, por essas posições sem ambiguidades, denunciando a máfia petista, talvez eu possa ter sido confundido com algum partidário da direita, o que não sou, absolutamente.

Os que pretendem conhecer meu pensamento em matéria de política externa e de diplomacia brasileira fariam melhor em ler este meu livro:
Nunca Antes na Diplomacia...: a política externa brasileira em tempos não convencionais
(Curitiba: Appris, 2014; e-book: 2017).

Paulo Roberto de Almeida
Brasília 10 de setembro de 2018

=========


Addendum em 24/09/2019: 

Como continuam a ser disseminadas informações ou boatos desencontrados sobre minhas posições a respeito do presente (2018) processo eleitoral presidencial, eu poderia, neste momento, agregar uma firme declaração de princípios sobre o que eu considero aceitável e não aceitável nesse terreno pantanoso das opções políticas e preferências eleitorais.
Sou terminantemente contrário a quaisquer movimentos antidemocráticos, autoritários, totalitários, populistas, demagógicos, salvacionistas, excludentes, intolerantes, fascistas, comunistas, maoistas, cubanistas, stalinistas, militaristas e outros "istas" e "ismos".
Por isso mesmo, consideraria uma terrível tragédia política para o Brasil a vitória de qualquer um dos polos que se apresentam atualmente no processo eleitoral que vai desembocar em outubro próximo. Recuso, em primeiro lugar, a volta dos companheiros ao poder, pois conheço a natureza da organização criminosa que está por trás do candidato dito "poste", pela imprensa, assim apelidado por ter se prestado ao indigno papel de representante de um chefão mafioso, justamente condenado e encarcerado por crimes comuns (corrupção passiva e lavagem de dinheiro). Espero a condenação do dito cujo por muitos outros crimes mais, a pelo menos 300 anos de cadeia firme. Creio ser patética a postura do poste, ao servir a tão indigno projeto.
Recuso, em segundo lugar, a postura de um candidato despreparado, defensor da ditadura militar, admirador de um torturador, e defensor de medidas extralegais para a resolução de determinados problemas sociais. Acredito que seria um convite a uma crise política permanente e a uma formidável confusão nas políticas econômicas e setoriais, pelo comportamento intempestivo e autoritário do candidato em questão, podendo nos precipitar em nova agonia política por mais alguns anos.
Considero a vitória de qualquer um dos dois nefasta para a democracia no Brasil, e por isso declaro desde já minha abstenção preventiva, caso estas sejam as opções. Dito isto, considerarei legítima a eleição, por se tratar da escolha livre dos cidadãos eleitores, ainda que eu possa declarar minha desconformidade, por ser fruto da ignorância, da inconsciência, dos instintos mais baixos em matéria política.

A postagem total figura neste link: 


Nenhum comentário: