O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 27 de outubro de 2018

Uma viagem (curta) pelas Gerais, Carmen Licia e PRA

Carmen Lícia e eu tiramos alguns dias de férias, para fazer aquilo que fizemos habitualmente, e intensamente, nas últimas décadas: viajar de carro.
Desta vez, resolvemos visitar, ou revisitar, algumas paragens que não víamos há algum tempo, ademais de conhecer novos museus ou locais que não tinhamos ainda visto até aqui.
O percurso, de ida e volta, está reproduzido aqui, mas detalho abaixo:

Começamos no sábado dia 20/10, indo direto a Três Marias, pois o percurso total, para a primeira etapa, seria muito longo.
De Brasília a Três Marias foram 466 kms, em estradas geralmente boas, ou seja, sem aqueles buracos que já enfrentamos no passado, e vários trechos duplicados. Parada em Cristalina para um lanche, depois passagem por Paracatu e João Pinheiro, para finalmente chegar às márgens da barragem da CEMIG, em Três Marias, onde ficamos num hotel que frequentamos muito no passado, mas apenas para comer: o Grande Hotel do Lago, razoável, mas nessa noite de sábado frequentando por alguns pescadores da região e suas "companhias" barulhentas. A comida estava razoável.

Domingo seguimos para Diamantina, mais 270kms, via Curvelo e por caminhos de Guimarães Rosa, como algumas placas esclareciam na estrada.
Em Diamantina, nos hospedamos no Hotel Tijuco, muito simpático e bem localizado, bem no centro, hotel aliás projetado por Oscar Niemeyer, como uma enorme fotografia no lobby se encarregava de lembrar.

Várias visitas a igrejas e à Casa da Gloria, antiga mansão senhorial, transformada durante certo tempo em escola para moças das Irmãs Ursulinas, atualmente abrigando o centro de mineralogia da Universidade Federal de Ouro Preto, que leva o nome do engenheiro alemão, Barão Eschwege, quem primeiro pesquisou cientificamente os recursos da região.
Uma belíssima exposição, feita em 2017, a propósito da viagem de Saint-Hilaire à região, duzentos anos depois merece uma publicação mais amplamente disponível.

De Diamantina seguimos direto a Sabará (326 kms), onde ficamos no Hotel Solar Corte Real, com esta belíssima pintura do trabalho de garimpo, na parede da escada do lobby.

Como em várias cidades históricas mineiras, o calçamento e as ladeiras são intimidantes, e suponho que perigosos em tempos de chuva. Ali visitamos o Museu do Ouro, recuperado desde a origem do IPHAN, e seu primeiro gestor, um dos Mello Franco.
Finalmente, Ouro Preto (mais 130 kms), uma excelente estada, pois a cidade está cada vez mais preparada para o turismo. Ponto alto das visitas, o Museu da Casa dos Contos, administrada pelo Ministério da Fazenda, com um centro de história econômica e monetária, que já ofereceu um belíssimo passeio pela nossa trajetória monetária desde a colônia.
Outra visita que vale fazer é ao Museu da Inconfidência, com material histórico muito diverso, embora nem sempre bem apresentado. Os restos mortais dos inconfidentes foram transladados para uma das salas, e Tiradentes mereceu uma bela lápide.
Visitamos ainda o Museu do pintor Alberto da Veiga Guignard, que viveu seus útlimos anos na cidade, mas ainda não conta com um diretório completa de sua imensa obra artística.
De Ouro Preto, fomos a Belo Horizonte, mais exatamente no bairo Ouro Preto, justamente, do lado da Pampulha, exclusivamente para visitar o Museu da Inquisição, menos da inquisição em geral, como esclareceu Carmen Lícia, e mais da perseguição aos judeus sefaraditas, segundo organização da documentação feita pela historiadora Anita Novinsky, quando a Inquisição teve um escopo bem mais amplo.
De Belo Horizonte, em lugar de ficarmos uma vez mais em algum hotel de estrada, resolvemos vir direto de volta a Brasília, o que nos fez uma jornada de mais de 860kms num só dia.
Ao total, fizemos 2.070 kms pelas estradas do Brasil central, uma média de 295 kms por dia, se todos os dias fossem de viagem.
Uma quilometragem pequena, para os nossos padrões de viagem, quando já atravessamos todo o Brasil de Norte a Sul (como viagem de "lua de mel", 40 anos atrás), e várias pela Europa e EUA.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 27 de outubro de 2018

Nenhum comentário: