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terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

MEC nao sabe ainda o que fazer, mas quer dar "liberdade" 'as familias (OESP)

Patética essa entrevista: o MEC não tem ideia do que deve ser feito para melhorar a educação no Brasil, mas acha que as famílias, deixadas livres da educação compulsória, saberão educar os seus filhos melhor que as nossas péssimas escolas. Só posso desejar boa sorte. Mas tenho pena das mães, que terão uma quádrupla jornada agora...
Paulo Roberto de Almeida



'Liberdade é o principal ponto do Ministério da Educação', diz número 2 da pasta

Para Luiz Antonio Tozi, secretário executivo, nova equipe trabalha para 

a 'liberdade do cidadão'

Isabela Palhares e Renata Cafardo, O Estado de S.Paulo
18 Fevereiro 2019 | 15h16

SÃO PAULO - O principal ponto para orientar os trabalhos da nova equipe do Ministério da Educação  (MEC) tem sido a busca pela "liberdade do cidadão", segundo Luiz Antonio Tozi, secretário executivo da pasta. 
"Temos um consenso e o próprio presidente (Jair Bolsonaro) tem também colocado como prioridade o aprendizado, para que o jovem tenha liberdade e discernimento para ser o que quiser", disse na manhã desta segunda-feira, 18, em São Paulo, durante a abertura do seminário  "Prioridades para a Educação Básica", promovido pelo Todos pela Educação.

General vai compor equipe do alto escalão do MEC
Fachada do Ministério da Educação (MEC), em Brasília Foto: Marcos OliveiraAgência Senado
Dentre as primeiras ações previstas pelo novo comando do MEC, está a regulamentação para o ensino domiciliar. A modalidade, conhecida como homeschooling, não é liberada no País e a sua regulamentação foi colocada como prioridade para os cem primeiros dias de governo - apesar de apenas cerca de 3,2 mil famílias no País aderirem ao modelo, atendendo cerca de 6 mil crianças, o governo diz que quer dar liberdade para os pais que optam por esse tipo de ensino. 
Tozzi também elencou outros objetivos que são vistos como importantes para melhorar a educação no Brasil, mas para elas ainda não há nenhuma ação elaborada. "Ninguém duvida que nós temos que aumentar as possibilidades de aprendizagem efetiva, que nós temos que profissionalizar a carreira dos professores, fazer um novo processo de redistribuição  (de recursos) para os Estados e municípios", disse.

"Não sabemos ainda como fazer de forma precisa e sem errar", acrescentou.

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