O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Política Externa dos EUA no Oriente Médio e o Jihadismo - livro de Danilo Porfirio

Participei, na manhã de 27/02/2019, no campus de Taguatinga do Uniceub, do lançamento  desta grande obra – resultado de sua tese de doutoramento na Unesp –, com comentários sobre o Islã clássico, por parte da professora Carmen Lícia Palazzo. 



Trata-se de uma obra que tem o propósito de esclarecer sobre temas de direito e relações internacionais, sempre presentes em artigos e reportagens, porém sujeitos à desinformação: o Oriente Médio e o Islã. É comum associar o Islã ao terror, a Jihad ou guerra santa à violência brutal. Há um equívoco em transformar uma religião em sinônimo de barbárie. 


O Islã é uma expressão de mundo da vida, com estrutura tradicional
milenar, com sistema jurídico-político, um regime moral e solidário, tendo a Jihad ou Esforço, como princípio. Daí surgem perguntas: Há diferença entre Jihad e Jihadismo? Como um preceito ético torna-se fundamento para movimentos de insurgência político-terrorista, como o Al Qaeda ou ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante? As causas parecem estar vinculadas a ações de violência institucional e simbólica, resultantes do processo colonial conduzidos pelos europeus entre os séculos XVII-XX, mas qual é o papel norte-americano nesse processo, a partir do século XX? São questões que instigam a investigação sobre os Estados Unidos, sua formação, seus vínculos com os valores moderno-liberais e o desenvolvimento de suas tradições político-externas. É um trabalho de tradução, de reconhecimento, que não busca vilões, mas tenta contribuir minimamente para o diálogo.

Nenhum comentário: