O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Roberto Campos e a Constituição de 1988 - Paulo Roberto de Almeida

‘Dois ministros do governo Bolsonaro carregam a tocha de Roberto Campos’

LVM Editora lançou no Rio de Janeiro seu mais novo título: ‘Roberto Campos: A Constituição contra o Brasil’; obra reúne artigos do economista liberal Roberto Campos com críticas à Constituição de 1988
Lucas Berlanza, Paulo Roberto de Almeida, Christian Lynch e Alex Catharino (Foto: Boletim da Liberdade)
A LVM Editora lançou na última quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, com o apoio do Instituto Liberal, seu mais novo lançamento: Roberto Campos: A Constituição contra o Brasil. A obra, organizada pelo embaixador Paulo Roberto de Almeida, reúne artigos e crônicas do economista liberal, morto em 2001, com críticas à Constituição Federal de 1988, da qual foi, inclusive, um dos constituintes.
“Para fazer o livro, recolhi 65 artigos de Roberto Campos da fase Constituinte e pós-promulgação da Constituição. Neles, há uma crítica ferina, bem-humorada, irônica, sobre todos os desvios que o Brasil cometeu durante aquele processo na área econômica”, explicou Almeida ao Boletim da Liberdade.
O embaixador, que também já havia escrito O Homem que Pensou o Brasil – A Trajetória Intelectual de Roberto Campos, afirma que leu todos os textos deixados por Campos e alerta que o economista não era contrário à parte dos direitos fundamentais, onde houve um avanço na Constituição de 1988.

“A Constituição realmente consolida um conjunto de princípios democráticos pelas liberdades, respeito aos direitos humanos, [em relação a]o que ele [Campos] não tinha nenhuma objeção. Mas, para Campos, o conteúdo econômico seria uma receita para o atraso. Porque é utópica, dado que quer distribuir generosidade pela via do Direito Positivo, e isso é impossível sem produtividade e um ambiente de negócios favorável”, afirma Almeida, complementando que embora descentralize o poder, a nova Carta não distribuiu os recursos em igual proporção.
Roberto Campos, um dos principais liberais brasileiros (Foto: O Globo)
Para Alex Catharino, editor-responsável da LVM Editora, Roberto Campos foi um dos “dos mais importantes liberais brasileiros que se dedicou sobre as mazelas da Constituição”.
“Eu tive o prazer de conhecer Roberto Campos. Era um homem que tinha uma grande erudição, uma mente lógica, uma capacidade de lidar com a teoria e trazê-la pra prática. Foi um dos maiores representantes da tentativa de combater no Brasil o patrimonialismo e colocar o país no caminho liberal, na defesa da economia de mercado, direitos individuais e Estado de Direito”, diz Catharino.
Perguntado pelo Boletim da Liberdade sobre a influência de Campos no atual governo, Catharino opina que dois ministros carregam a tocha do economista.
“Roberto Campos, já na década de 1980, afirmou certa vez que os economistas mais capazes do Brasil e que poderiam trazer mudanças eram Paulo Rabello de Castro [ex-presidente do BNDES] e Paulo Guedes, atual Ministro da Economia. Hoje, no Ministério de Bolsonaro, além de Guedes, temos também Ricardo Vélez-Rodrigues, da Educação, cuja crítica ao patrimonialismo em diversos trabalhos é parecida com a de Campos. De certo modo, são dois ministros que levam a tocha de Roberto Campos para o governo”, opina.


Nenhum comentário: