O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 10 de março de 2019

Itamaraty de volta à Lei da Mordaça? (2) - Comentários dos leitores

Ademais das matérias principais, nos grandes jornais que sigo cotidianamente – dioturna e noturnamente, como diria Madame Pasadena –, eu também tenho esse costume de ler as cartas de leitores, o que é mais fácil nos jornais impressos, pois elas se limitam a 10 ou 15 no máximo.
É por essas cartas que se pode seguir o humor da população sobre os governos, o que me interessa como sociólogo (mas não psicólogo).
Nos folhetins eletrônicos, nas colunas digitais, isso se tornou mais difícil, não só porque o número se multiplica por dezenas, por vezes mais de uma centena, mas também ali estão comentários absolutamente lamentáveis, xingamentos vulgares, linguagem de baixo calão, idiotas à solta, expressando toda a sua ignorância grosseira, já que os redatores já não possuem mais faculdade de vetar as bobagens mais chocantes, pronunciamentos delirantes, até no limite da calúnia, ou do pedido de eliminação sumária.
Minha postagem anterior, neste mesmo espaço, se referia a esta matéria. Agora eu me permito transcrever os comentários, não sem uma ponta de vergonha, pela baixaria expressa em vários desses comentários. Desculpando-me de meus leitores, aqui vai o complemento (até 23h16 de 10/02/2019) desta matéria:

Araújo retoma e reforça censura imposta por seu sogro no Itamaraty
Demissão de embaixador reacende chama de perseguição da época da Lei da Mordaça, sob FHC
Thais Bilenky
FSP, 10.mar.2019 às 2h00


comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. SIDNEI ANTTOGNETO
    Mais tendenciosa que essa chamada só a apresentação da carteirinha de filiado PSOL do redator !!!!!
  2. JOSÉ RICARDO BRAGA
    Deve haver uma angústia do pessoal 'de centro' do seu agir nos últimos 30 anos. Durante todo esse tempo houve campanha explícita deles para que a esquerda não 'fizesse besteira' nas relações internacionais - alinhamentos esdrúxulos, políticas que fizessem mal ao país, etc... - no que tiveram sucesso. Julgaram que não precisavam admoestar a direita. Olha o resultado... ;)
    1. JAQUES BRAND
      Análise perfeita, e pode ser estendida a quase tudo mais na política brasileira dos últimos "x "anos. Enquanto vigiavam o Ursinho de Pelúcia do Lula, o monstrinho do Olavo crescia no departamento ao lado.
  3. TAUFF GANEM DE ABREU
    "liberais" que publicamente fazem pouco caso das garantias e liberdades individuais nãos são liberais são yuppiniquins.
  4. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    Caro Luiz Gonzaga, não seria o caso de quem você chama de "inimigo" de Araújo tenha tratado os "outros" exatamente como inimigos por 24 anos, difamando-os com ajuda da imprensa capturada e fraudando eleições com dinheiro público para se perpetuar no poder? Depois de tanto apanhar, os liberais-conservadores são obrigados ainda a dar cargos aos adversários? Me desculpe, mas é pedir demais; este Governo é democrático mas não é trohuhxa.
  5. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    A Foice defende seus interesses c/ outra peça difamatória, vide esforço em transformar algo irrelevante em fato negativo, relacionando ao Governo. Num País onde as corporações sempre definiram as regras, sejam os corporativistas de ordem fascista desde início do século passado, auge em Getúlio Vargas e até o governo Sarney, sejam os marxistas de FHC a Temer, a imprensa "amiga" do Estado não poderia agir diferente c/ "mero" capitão do baixo clero que se arroga a tentar alterar o status quo atual
  6. LUIZ GONZAGA
    O Araújo está invertendo totalmente a noção de diplomacia- falta-lhe diplomacia; para ele o mundo se divide em "quem concorda comigo" e "inimigos".
  7. LUIZ RANCAN
    A ditadura voltou ao Itamarati. onde antes havia muita competência, agora é imposição e linearidade. O que se defende é a imposição de um pensamento único, quando não a primazia da ignorância e da incompetência. É um governo do atraso e da volta à era do obscurantismo. Este desgoverno está destruindo o nosso País e seu povo.
  8. MARCELO BONDIOLI
    Sábias palavras: https://www.youtube.com/watch?v=rUsrwQFpxOI
  9. ROQUE ALVES
    Arnesto Araújo = Simão Bacamarte.
  10. CAIO MILANI
    Parece-me evidente que Araújo procure pessoas de sua confiança e ideologia para proporem sua gestão no Itamaraty. Por muitos anos o MRE viveu sob ideologia petista e parece-me evidente que muitos dos hoje embaixadores seniors não se enquadrem. Embaixadores e diplomatas não deveriam nunca fazer política externa , deveriam segui-la pois são somente agentes executivos do chanceler que define a política a ser seguida em concordância com o Presidente da República tout court.
    1. ALEXANDRE MATONE
      Ernesto Geisel era o responsável pelo "sumiço" dos indivíduos desaparecidos na época da ditadura. Provavelmente, Brilhante Ustra fica apequenado diante deste general, nos respectivos misteres.
    2. WAGNER SANTOS
      Ao contrário do que muitos imaginam, a doutrina pragmática que seguiam foi adotada por Geisel, e considerada uma das melhores do mundo, respeitada amplamente. Unanimidade sem voz dissonante dá problema sério. A diplomacia exterior de Fhc foi uma das pioresdo século passado e a de Bolso caminha para isso.
  11. LEOZETE BARCELOS
    A minha preocupação é com a falta de comando do congresso porque aquele tal de MAI é um pau mandado do executivo aprova todos os projetos que vierem do Planalto inclusive a previdência para matar os pobres de trabalhar como ele próprio disse que pode trabalhar até os 80 anos
    1. ALBERTO HENRIQUE
      Salário miserável
    2. ALBERTO HENRIQUE
      Salário miserável
    3. MAURICIO LAHAN
      trabalhador não morre,ele recebe pelo seu trabalho o salario ,se não tiver patrão não tem emprego,as empresas são feitas para dar lucro,procuram outros paises
    4. MAURICIO LAHAN
      trabalhador não morre,ele recebe pelo seu trabalho o salario ,se não tiver patrão não tem emprego,as empresas são feitas para dar lucro,procuram outros paises
  12. LEOZETE BARCELOS
    A minha preocupação é com a falta de comando do congresso porque aquele tal de MAI é um pau mandado do executivo aprova todos os projetos que vierem do Planalto inclusive a previdência para matar os pobres de trabalhar como ele próprio disse que pode trabalhar até os 80 anos
    1. NELSON VIDAL GOMES
      Com todo respeito a você e a sua opinião,mas a impressão que fica é que sua preocupação maior vem da mudança de governo,ao contrário de mim,que até agora,vejo nossos dirigentes mais preocupados com os interesses do país do que com a continuidade no poder.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
  13. PAULO ZACARIAS
    Folha, está na hora de vocês colocarem tecnologia melhor para seus leitores. Não sei se humano ou replicante, esse censor está pior que o Araújo do Itamaraty. A única palavra "feia" do meu texto era "xixi". Tentei "chichi", "chi chi", "pipi", "pi pi", "3,14... 3,14"... Que nada! Desse jeito, Bolsonaro terceirizará vocês como assessoria de imprensa.
    1. MAURICIO LAHAN
      faltou mijo
    2. MAURICIO LAHAN
      faltou mijo
  14. PAULO ZACARIAS
    Próximo exame para o CACD (se houver): candidatos, vestirão azul e candidatas, rosa; levar flores para candidata, 10 pontos; se se descobrir "cola" nas flores, "paredón"; cantar hino nacional estendendo um dos braços será eliminatória; eliminação tipo "minority report" para quem apresentar "presunção de divergência"; ir de fraldão, pois fazer "chi chi" com um cavaleiro da Ordem Olaviana apocalíptica ao seu lado, como fiscal, será assustador;não haverá ressarcimento para tratamento de traumas.
  15. ANTONIO MARCOS MENDES AUGUSTO
    Estas palhaçadas é o que se pode esperar de quem é um indicado de olavo de carvalho. Ainda bem que o tal guru, por questões financeiras, está em guerra contra os militares. Espero que esta os militares ganhem.
  16. TADEU FURTADO DE OLIVEIRA ALVES
    Só está começando, vai piorar muito ainda!
    1. MARCELO BONDIOLI
      Resumo do Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=VX3lz5ph8A0
  17. NELSON VIDAL GOMES
    Nos governos do PT tivemos a partidarização de nossa Política de Relações Exteriores, sem que a imprensa se desse conta disso.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
    1. MAURICIO LAHAN
      faziam criticas,mas não guerra suja como fazem
    2. MAURICIO LAHAN
      faziam criticas,mas não guerra suja como fazem
    3. ALESSANDRO POMBO DOS SANTOS
      E no governo petista houve protagonismo internacional do Brasil. As relações comerciais bombaram nos cinco continentes e o (des)alinhamento estratégico com os EUA apenas ratificou a linha adotada desde Geisel e que sempre foi tida por acertada e a favor dos interesses brasileiros. Ideologia por ideologia, e essa palavra tem ficado cansativa e desgastada hoje em dia, um Chanceler que segue a "ideologia" de um desvairado como Olavo de Carvalho apenas reflete o desvario de quem o nomeou.
    4. GERALDO DA SILVA
      Tu ta enganado. no gov pt a imprensa fazia críticas a cada minuto à atuação daquele partido. Tenho mais de 500 anotações de críticas ferozes.
  18. NELSON VIDAL GOMES
    A nossa diplomacia e a Instituição que a corporifica o MRE, sempre se notabilzaram no cenário internacional pelo primado das políticas de Estado sobre as de governo,mesmo no regime militar quando fomos representados por brilhantes chanceleres.A mudança dessa cultural se operou nos governos de Lula, como ademais, tudo que veio em detrimento dos interesses do país e de nosso povo,enganado por um projeto de poder.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
  19. HILDEBRANDO TEIXEIRA
    O artigo está parecendo fofoca de beata fuxiquenta; se não tem mais como falar mal do desafeto, fala dos parentes. A Foice Fake News, o aparelho partidário viciado em dinheiro público, agora virou isso, concorrente de Caras.
    1. MAURICIO LAHAN
      não tem o que falar ?tem sim,sou pediatra e assinante da folha,estou esperando a noticia da sorologia da meningite do neto do ex presidente, se é que foi meningite,pois não vi a vigilância sanitária dar resultado ou fazer bloqueio vacinal no bairro do menino já era tempo!!!!!!
  20. BAGDASSAR MINASSIAN
    ...sr. Felipe Martins, qual a visão do Jair, conforme sua afirmação, para o Itamaraty e para as relações externas ?
    1. WEIMAR ANGELO FURQUIM DONINI
      Não tem visão nenhuma. O negócio é colocar abaixo tudo o que funciona. Ah, sim . . . e lam ber botas de Tru mp, fazer dobradinha com todos os que acham que a Terra é quadrada, tipo Ma cri, Benja mim, o turco, o italiano, May.
  21. AVELINO DE FREITAS NETO
    “Reacende onda de perseguição” bem bolada chamada do jornalismo da lactação. O líder de vcs está preso!
  22. RICARDO CAMPOS
    O José de Abreu poderia transferir esse Araujo para a Venezuela ou Coreia do Norte
    1. BRITES DELANE GOMES DOS SANTOS
      Vc tem direito de não gostar do José de Abreu, mas dizer que é um péssimo ator, aí transferiu antipatia pra outra coisa. E ser preso pq? Pela brincadeira da presidência? Então Guaidó teria que ser TB.
    2. ALEXANDRE MATONE
      Quando esse indivíduo conseguir o reconhecimento de 53 paises, a gente conversa.
    3. CAIO MILANI
      E o que o palhaço chamado Zé de Abreu tem a ver com isso tudo ? Zé de Abreu é um péssimo ator que aliás acabará atrás das grades ou pior ..
  23. VICENTE FERREIRA
    O pensamento e as decisões desse ministro nada tem a ver com a tradição brasileira nas relações exteriores. O que ele está fazendo é destruir a imagem do Brasil perante a comunidade internacional, que está boquiaberta sem saber o que acontece por aqui. Mas o pior é que nem nós sabemos. Esse Ernesto ser chefe do Itamaraty só poderia passar por nossas cabeças em crises paranóicas. Ou em pesadelos!
    1. MAURICIO LAHAN
      já viajaste ao exterior,pegou jornal no exterior do dia dia,não diga o que não sabe,não existimos
    2. MAURICIO LAHAN
      já viajaste ao exterior,pegou jornal no exterior do dia dia,não diga o que não sabe,não existimos
    3. DIMAS FLORIANI
      Aliás até as referências ao nacionalismo dos anos 30, ao falar tupi, com a expressão Anauê, conforme seu discurso de posse, é de um tal anacronismo semelhante ao empregado pelo integralismo de Plínio que pode ser tanto o Salgado, quanto aquele outro da TFP. Trata-se de assumir uma ideologia regressiva. Na cabeça deles, para coroar, só falta a coroa de César.
  24. BRUNO PIMENTA
    Corrigindo Ricupero, Bozo foi eleito pela minoria do total de votantes...cerca de 35%. É um governo com total ranço ideológico, mas de uma ideologia vigente há 100.
    1. CAIO MILANI
      Eu votaria novamente nesse governo se necessário fosse para não eleger o PT e sua ideologia bolivariana que transformaria o Brasil definitivamente; mas para o retrocesso. Quem quer que tenha lido o programa de governo bolivariano do PT depositado na justiça eleitoral ( abolição do judiciário independente , eleição de “notáveis “ para julgar ; intervenção na economia privada , etc ) continuaria a votar em quem quer que seja para não deixar os petistas transformarem o Brasil naquilo que hoje é a V
    2. NELSON VIDAL GOMES
      O raciocionio a contrário sensu também aqui se aplica.Bolsonaro foi eleito como efeito da rejeição de 110 milhões de brasileiros ao PT e a Lula.57 milhões de seus eleitores somados aos votos brancos e nulos.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
    3. HENRIQUE FARINHA
      Como, aliás, Lula e Dilma. Somar abstenções, votos brancos e nulos para alegar minoria é a típica desonestidade intelectual. Em 2006, por exemplo, Lula, eleito em 1o turno, teve 46.662.365 votos de um total de 104.820.459. Somando as 21.092.675 abstenções, eram então 125.913.134 de eleitores. Ou seja, quadro bem similar ao atual. Eu também não sou eleitor de Bolsonaro, não compactuo com sua ideologia e política externa, mas não dá para utilizar esse argumento de “minoria de votos”. É ridículo.
  25. BRUNO PIMENTA
    Corrigindo Ricupero, Bozo foi eleito pela minoria do total de votantes...cerca de 35%. É um governo com total ranço ideológico, mas de uma ideologia vigente há 100.
    1. CLAUDIO L. ROCHA
      Caio Milani seu discurso ideologico contra a esquerda, acho não pega mais nem com seus familiares, veja a que esse discurso nos levou, colocamos no governo pessoas que pelo comportamento politico administrativo, até agora, demonstra total despreparo para o importante cargo de dirigente da nação, falo mais, o general mourão com todo seu discurso de extrema direita da um banho de como governante de um Pais e estadista deve se comportar perante o mundo e da propria nação
    2. CAIO MILANI
      Qualquer coisa menos o Pt e os Petistas Bruno . Simples assim.
  26. CLAUDIO L. ROCHA
    Qdo se fala esquerda, no geral se coloca como oposto a governos de direita, entendeu, não tem nada a ver com a associação doentia que alguns pseudo donos da verdade, racistas, preconceituosos fazem com comunismo que somente existe nas cabeças manipuladas por habeis politicos para chegarem ao poder, como agora. Nos USA a esquerda e o partido democrata. Então com td respeito a opiniao de alguns, esse papo de culpar e associar esquerda a comunismo p/justificar golpes contra povo é manipulação
    1. CLAUDIO L. ROCHA
      Srs. Caio e Mauricio que replicaram meu comentario, o que chega a revoltar no comentario é que para voces quem luta para que os impostos, q. todos pagam até no arroz, sejam aplicados na melhoria serviços publicos como educaão/saude/infra-edstrutura é comunista defende assistencialismo. Voces defendem, acham normal empobrecer Pais, miserabilizar pessoas desde que o dinheiro imposto prossiga sendo drenado para previlegiar o rentismo e juros de banqueiro. Da tristeza o discurso mentiroso de voces
    2. MAURICIO LAHAN
      o que a esquerda traz de bom, mazelas sociais com dinheiro arrecadado das elites
    3. MAURICIO LAHAN
      o que a esquerda traz de bom, mazelas sociais com dinheiro arrecadado das elites
    4. CAIO MILANI
      Parece-me evidente que quem faz esse teu discurso nunca leu o programa de governo do PT depositado na justiça eleitoral; essa sim um verdadeiro atentado à liberdade de imprensa , a independência do judiciário brasileiro e a liberdade da iniciativa é da propriedade privada . Chamem de bolivarianismo e não de comunismo mas o resultado seria a mesma catástrofe que hoje chama-se Venezuela. Continuaria a votar nesse governo , mesmo discordando em tantos pontos , para evitar o mal maior chamado PT.


Um comentário:

Lia Maria de Souza disse...

Bons tempos quando isso aqui era bem frequentado por gente do quilate de um Jaber Cristaldo. Agora é viveiro de esquerdopatas, sobretudo aposentados do BB. ¬¬