O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 14 de abril de 2019

Bolsonaro passou vergonha por causa de dois conselheiros aloprados: nazismo de esquerda e Holocausto perdoado

Não precisava, mas quem tem como conselheiros em política externa dois aloprados, um Caramujo e um Robespirralho, precisa se preparar para novas vergonhas potenciais.
Depois do nazismo de esquerda, foi a vez de perdoar o Holocausto, esta exclusiva da sua má proficiência verbal.
Poderia pelo menos ficar só com esta, e deixar de receber ideias malucas dos dois personagens bizarros.
Paulo Roberto de Almeida

Museu israelense rebate afirmação de Bolsonaro sobre Holocausto

Poder360, 13/04/2019
Bolsonaro durante visita ao Yad Vashem, Centro Mundial de Memória do Holocausto 
© Alan Santos 

O Museu Yad Vashem de Israel, onde existe um memorial ao Holocausto, disse neste sábado (13.mar.2019) que repudia a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que o genocídio contra judeus poderia ser “perdoado”, mas não “esquecido”.
Ao jornal israelense Haaretz, o museu afirma que “desde a sua criação, tem trabalhado para manter a lembrança do Holocausto viva e relevante para o povo judeu e a toda humanidade”.
Completou dizendo que “não é direito de nenhuma pessoa determinar se crimes hediondos do Holocausto podem ser perdoados”.
A declaração de Bolsonaro foi feita em encontro com evangélicos na 5ª feira (11.mar). Na ocasião, o presidente confirmou que tinha visitado o memorial “mais uma vez”.
Nós podemos perdoar, mas não podemos esquecer. E é minha essa frase: quem esquece seu passado está condenado a não ter futuro. Se não queremos repetir a história que não foi boa, vamos evitar com ações e atos para que ela não se repita daquela forma“, disse.
O presidente de Israel, Reuven Rivlin, também publicou em seu Twitter uma nota em repúdio àqueles que “negam a verdade”, sem se referir diretamente a Bolsonaro.
“Nós sempre iremos nos opor a aqueles que negam a verdade ou aos que desejam expurgar nossa memória —nem indivíduos ou grupos, nem líderes de partidos ou premiês. Nós nunca vamos perdoar nem esquecer”, declarou.
Rivlin também disse que o país sempre combaterá a xenofobia e o antissemitismo. “Os líderes políticos são responsáveis por moldar o futuro“. “Historiadores descrevem o passado e pesquisam o que aconteceu. Nenhum destes deve entrar no território do outro”, concluiu.


Nenhum comentário: