O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 13 de abril de 2019

Visita à Casa Stefan Zweig em Petropolis, 13/04/2019

Aproveitando uma estada em Petrópolis para um seminário da Liberty Foundation sobre temas de economia e direito, fui visitar, neste sábado, a famosa casa onde morou, por poucos meses, e morreu (em duplo suicídio, com sua segunda esposa Lotte) o famoso escritor austríaco Stefan Zweig, de quem já li inúmeras obras.
Vale a pena a visita, a despeito de a Casa ser pequena, mas acolhedora:
http://www.casastefanzweig.org/sec_casa.php
Estão ali livros e pertences pessoais de SZ, inclusive a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, que lhe foi concedida postumamente pelo governo brasileiro.
Aproveitei para comprar mais um livro (já tenho vários) de SZ, este aqui:

O site da Casa SZ tem muitos materiais interessantes. Acabo de assistir a um curto documentário sobre o embaixador Souza Dantas:
http://www.casastefanzweig.org/sec_video_view.php?id=26
Também tem uma exposição temporária em curso:

Paulo Roberto de Almeida
Petrópolis, 13 de abril de 2019

Nenhum comentário: