O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Os militares e a industrializaçao do Brasil - Guillaume Saes (livro)


As duas questões que motivaram a realização desta pesquisa e a redação deste livro foram as seguintes: 1) Qual pode ser o papel da burocracia de Estado (ou pelo menos de um determinado setor da burocracia de Estado) no processo de transformação econômica de um país atrasado em seu desenvolvimento industrial?; 2) A burocracia de Estado poderia ter suficiente autonomia ideológica para elaborar um projeto político e econômico independentemente das aspirações e dos interesses das classes dominantes? Para responder a estas questões, muito importantes para o entendimento do processo de industrialização de um país como o Brasil, dedica-se um trabalho ao projeto econômico de um setor do aparelho de Estado brasileiro que teve participação decisiva no referido processo, as Forças Armadas. Escolheu-se como faixa cronológica o período 1880-1945, cujo início corresponde ao surgimento dos militares brasileiros como força política e cujo final corresponde à queda da ditadura civil-militar do Estado Novo (regime que colocou definitivamente o Brasil no caminho da industrialização). A análise se concentra em três manifestações militares que aconteceram ao longo do período em questão: o projeto econômico da oficialidade que se voltou contra o regime imperial na década de 1880 e que esteve no poder nos primeiros anos do regime republicano; o tenentismo, movimento revolucionário de jovens oficiais que se voltou contra a ordem republicana oligárquica na década de 1920 e que teve participação ativa no poder nos primeiros anos do governo Vargas; a alta oficialidade do Exército que dividiu o poder com Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945) e que desta forma está entre os primeiros agentes da industrialização brasileira.

Debate no YouTube:
Este debate teve origem no livro O Desenvolvimento Brasileiro Segundo a Visão Militar 1880-1945, de autoria do historiador Guillaume Saes. O autor foca três momentos cruciais em que os militares protagonizaram a cena nacional. Inicialmente, os aponta enquanto força contra o regime imperial na década de 1880 e o consequente fortalecimento das Forças Armadas como setor com poderes para interferir na economia do país.
Outro momento importante é o tenentismo, movimento de jovens oficiais contra o atraso econômico da ordem republicana oligárquica na década de 1920, com participação ativa no poder nos primeiros anos do governo Vargas. Em sequência, aborda a alta oficialidade do Exército e sua forte participação no governo de Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), período em que se tornaram os principais agentes da industrialização brasileira.

* Acesse os links do vídeo:
- Teaser: https://youtu.be/kmHhovAkq4M
- Completo: https://youtu.be/dwrRrt_JJag

Atenciosamente,
Cedem/Unesp

Nenhum comentário: