O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 11 de junho de 2019

Blog Diplomatizzando: mais de 7 milhões de visualizações

Em algum momento dos últimos dois dias, ultrapassei a marca das sete milhões de visualizações neste meu blog, que funciona ininterruptamente desde 2006 (até 2012, aproximadamente em competição com vários outros blogs meus, especializados, inclusive um mais recente, sobre a campanha presidencial de 2018).
Aos poucos fui abandonando as "especializações" temáticas dos demais blogs – resenhas de livros, viagens, textos de terceiros, etc. – para concentrar o essencial nesta ferramenta que eu designo como sendo um "quilombo de resistência intelectual"", o que ele foi, efetivamente, contra tudo aquilo que eu considerava, e considero ainda, como sendo nefasto do ponto de vista da economia brasileira, da sua educação (no sentido mais lato possível) e, especialmente, de sua política externa e de sua diplomacia, terreno de meu desempenho profissional, de minhas pesquisas e estudos acadêmicos e, por conseguinte, de alguma produção acadêmica e participação em debates públicos. 
Este blog foi, justamente, muito importante naqueles momentos (em alguns casos foram muitos anos) nos quais o meu exercício profissional esteve restrito, podado ou claramente obstado por decisão superior, pelo fato de eu claramente discordar das posições oficiais, ou por ousar expressar minha opinião em relação a elas. Eu o fiz em clara consciência, com base num estudo acurada de cada questão, e ressalvando sempre tratar-se de uma postura pessoal, não opositora a posições formais da diplomacia brasileira quando no exercício de tarefas de representação ou de negociação.
Não me arrependo do que fiz, mas tive de pagar um alto preço por isso, pois tal tipo de postura é quase um crime de "lesa-majestade" no Itamaraty, havendo um custo implícito e explícito (como agora), por tal liberdade de expressão.
Aqui está o reflexo puramente estatístico dos acessos a este blog, registrados nesta data, 11 de junho de 2019.
A luta continua, como diriam os companheiros...
Paulo Roberto de Almeida 



Visualizações de página de hoje
2.798
Visualizações de página de ontem
3.096
Visualizações de página do mês passado
61.878
Histórico de todas as visualizações de página
7.011.034
Seguidores

Postagens




EntradaVisualizações de página
Brasil
8956
Estados Unidos
4217
Rússia
804
França
572
Região desconhecida
270
Alemanha
252
Senegal
197
Japão
141
Canadá
130
Reino Unido
122

Nenhum comentário: