O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 16 de junho de 2019

Seminário sobre o globalismo no “novo” Itamaraty: vídeos disponíveis

Nunca antes na história do Itamaraty — cuja história institucional se aproxima de 200 anos de exercício funcional de uma diplomacia profissional — tantas pessoas (inclusive o corpo diplomático estrangeiro, que compareceu em representação muito reduzida, além dos próprios alunos do Instituto Rio Branco, presença compulsória e público cativo) tiveram de suportar tão poucas pessoas se manifestando de forma tão canhestramente vazia sobre tão poucos conceitos desprovidos de qualquer consistência real, como os de globalismo ou de poder global, transformados em monstros metafísicos de uma política externa totalmente equivocada quando voltada contra esses moinhos de vento de mentes destrambelhadas, que se encontram circunstancialmente no domínio temporário do poder.
Nunca antes na história do Itamaraty tamanha vacuidade de ideias ocupou tanto espaço em torno do nada.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 16 de junho de 2019

Itamaraty e FUNAG realizaram seminário sobre o globalismo
O ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, proferiu a palestra de abertura do seminário “Globalismo”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) no dia 10 de junho.
O seminário promoveu debate entre membros do governo e da sociedade sobre o conceito e o fenômeno do globalismo e suas implicações para as relações internacionais contemporâneas. O tema tem sido discutido em outros países, como os Estados Unidos, e há interesse público em trazer tal discussão para o Brasil, a fim de entender suas implicações para as relações internacionais dos nossos dias. Esse interesse pôde ser verificado nas mais de 400 inscrições para o evento e no grande número de perguntas aos palestrantes.
Estiveram presentes no evento, além do ministro das Relações Exteriores, a deputada Christine Nogueira dos Reis Tonietto (PSL/RJ); o assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente da República, Filipe G. Martins; a secretária de Comunicação e Cultura do MRE, embaixadora Márcia Donner Abreu; a diretora do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota; o presidente da FUNAG, ministro Roberto Goidanich; e os palestrantes: Ludmila Lins Grilo, juíza de Direito do TJMG; Christopher Buskirk, editor da revista American Greatness; Alexandre Costa, autor dos livros “Introdução à Nova Ordem Mundial” e “O Brasil e a Nova Ordem Mundial”; e Flávio Morgenstern, escritor, analista político e editor do site “Senso incomum – pensando contra a corrente”.

Assista ao vídeo da palestra de aberturaproferida pelo ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo.
Assista ao vídeo da palestra "Globalismo: teoria da conspiração ou fenômeno político observável?", proferida pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente da República, Filipe G. Martins.
Assista ao vídeo da palestra "Educação globalista e a proposta de secundarizar as instituições”, proferida pela deputada federal Christine Nogueira dos Reis Tonietto (PSL/RJ).
Assista ao vídeo da palestra "O ativismo judicial a serviço do globalismo”, proferida pela juíza de Direito do TJMG Ludmila Lins Grilo.
Assista ao vídeo da palestra "How globalism threatens national sovereignty, self-determination, and individual liberty", proferida por Christopher Buskirk, editor da revista American Greatness.
Assista ao vídeo da palestra "A evolução da globalismo", proferida por Alexandre Costa, autor dos livros Introdução à Nova Ordem Mundial e O Brasil e a Nova Ordem Mundial.
Assista ao vídeo da palestra "Democracia, povo e representatividade na era do globalismo", proferida por Flávio Morgenstern, escritor, analista político e editor do site Senso incomum – pensando contra a corrente.
Assista ao vídeo dos debates.

Fotos: Ricardo Padue.
Para mais fotos do evento, acesse o nosso Flickr.

Bibliografia sugerida pelo professor Filipe G. Martins, assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente da República:
Yuval Noah Harari - Homo Sapiens
Yuval Noah Harari - Homo Deus
Yuval Noah Harari - 21 Lições para o Século 21
Todd Huizinga - The New Totalitarian Temptation: Global Governance and the Crisis of Democracy in Europe
John Fonte - Sovereignty or Submission: Will Americans Rule Themselves or Be Ruled by Others
Derek Heater - World Citizenship and Government: Cosmopolitan Ideas in the History of Western Political Thought. New York: St. Martin's Press.
James A. Yunker - The Idea of World Government: From Ancient Times to the Twenty-First Century. London and New York: Routledge Global Institutions Series, 2011.
Strobe Talbott - The Great Experiment: The Story of Ancient Empires, Modern States, and the Quest for a Global Nation
Marc. F. Plattner - Democracy Without Borders? - Global Challenges to Liberal Democracy
Manfred B. Steger - The rise of the global imaginary: political ideologies from the French Revolution to the global war on terror, Oxford University Press, 2008.
Manfred B. Steger - Globalisms: The Great Ideological Struggle of the Twenty-first Century
Paul James and Manfred B. Steger - Ideologies of globalism, Sage, 2010
Paul James - Globalism, Nationalism, Tribalism: Bringing Theory Back In — Volume 2 of Towards a Theory of Abstract Community. London: Sage Publications.
Dani Rodrik - How Far Will Economic Integration Go? Journal of Economic Perspectives 14 (1): 177-86.
David Mitrany - The progress of international government. London: G. Allen & Unwin. OCLC 4701730.
Alexander Wendt - Why a World Government is Inevitable?
Olavo de Carvalho - O Jardim das Aflições
Antonio Negri e David Hardt - Império
Pascal Bernardin - Maquiavel Pedagogo
Yoram Hazony - The Virtue of Nationalism

Nenhum comentário: