O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 13 de julho de 2019

Mensagem da Associação Pan-Amazonia ao Papa sobre o Sínodo Amazônico

PanAmazônia envia carta ao Papa Francisco sobre o Sínodo da Amazônia.

Por deliberação de seu Conselho Diretor, a Associação PanAmazônia, endereçou carta aberta ao Papa Francisco, na qual manifesta preocupação com o encaminhamento do Sínodo da Amazônia. No texto, solicita-se ao Sumo Pontífice que aproveite esta próxima assembleia de bispos para reavaliar a visão da Igreja sobre os verdadeiros problemas da Amazônia, com especial atenção para a inércia econômica, que condena milhões de amazônidas a uma vida de profunda precariedade material. Pede-se, ainda, que não se permita deixar que se use a Igreja para a promoção de interesses antagônicos às aspirações mais genuínas das populações amazônicas à prosperidade e à esperança de uma vida com o mínimo de dignidade.

Segue, abaixo, texto da referida carta.

Manaus, 11 de julho de 2019.

A Sua Santidade
Papa Francisco
Palácio Apostólico
Cidade do Vaticano


Santíssimo Padre,

Sua liderança mundial é inconteste. De muito serviria para ajudar os povos da Amazônia. Os 40 milhões de pessoas que habitam a região continental, espraiada no território nacional de nove países, enfrentam terríveis obstáculos para alcançar uma vida minimamente digna. Na imensidão da floresta e nas margens de milhares de rios, vive-se uma vida de sofrimento e desesperança.

A principal razão da tragédia socioambiental a qual estão submetidos os amazônidas é a inércia econômica. Na Amazônia, com mais de oito milhões de km2, quase não há atividade econômica, consequentemente, não há emprego nem renda para as famílias. Nas cidades amazônicas, imperam a pobreza, a violência, as doenças. Nas comunidades isoladas na floresta, domina o total abandono das pessoas à própria sorte. Uma vida sem alento da qual não parece haver saída.

Em parte, essa apatia econômica, que destrói a vida de milhões de pessoas e lhes nega qualquer esperança, deve-se à ideologia ambiental e à pressão de organizações não governamentais e de governos dos países desenvolvidos. Nas últimas três décadas, impuseram-nos suas agendas e seus interesses espúrios, contaminando a legislação nacional dos países amazônicos e promovendo a desinformação da opinião pública. Esse processo deixa as populações da Amazônia de mãos atadas. Uma terrível covardia.

A Igreja não pode unir-se a essas forças. Ao contrário, deveria usar sua influência para apoiar o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia e aliviar o sofrimento de seus povos.

Nesse sentido, o Sínodo da Amazônia pode ser uma oportunidade para a Igreja ajustar sua visão sobre os temas, verdadeiramente, importantes para as populações amazônicas, entre os quais, a imperiosa necessidade de promover a prosperidade econômica, a qual, inclusive, é indispensável para a solução da degradação ambiental dos biomas da região. Sem prosperidade, não há esperança nem para o homem nem para a floresta.

A Igreja merece nosso reconhecimento pelo valoroso trabalho que sempre tem realizado em apoio às populações desassistidas da Amazônia. Assim como a assistência aos necessitados, a Amazônia necessita também de liberdade e de investimentos. Respeitosamente, tomo a liberdade de sugerir que se peça aos católicos do mundo todo que invistam na Amazônia, que visitem a Amazônia.

Contribua, com sua liderança, para a ativação da economia da região, não permitindo, Sua Santidade, que movimentos ambientalistas, que interesses econômicos dos países desenvolvidos, que ideologias políticas turvem a visão da Igreja. Não permita que o Sínodo da Amazônia se transforme em mais uma arma nas mãos dos algozes dos povos da Amazônia, homens e mulheres humildes que só desejam poder ter a esperança de oferecer uma vida melhor a seus filhos.
Rogo-lhe que não veja esta carta como uma crítica prematura de um evento ainda a realizar-se, mas como um sincero pedido de avaliação do encaminhamento do futuro Sínodo.

Despeço-me com a expressão do mais profundo respeito e mais elevada estima.

Atenciosamente,

Belisário Arce
Diretor Executivo da  Associação PanAmazônia
Por uma Amazônia Altiva, Integrada e Forte!
[image.png]

--
Belisário Arce,

Diretor Executivo,

PanAmazônia - Por uma Amazônia altiva, integrada e forte!

Cel: +(55 92) 98445-7438

Tel:  +(55 92) 3347-9240

Facebook.com/panamazonia

Travessa Visconde de Porto Seguro, 19, Parque das Laranjeiras, Manaus - AM - Brasil

Um comentário:

Alvaro Orozco Carballo disse...

Apreciados Señores:
Magnifica carta alerta al Santo Padre sobre el Sinodo del Amazonas,sugiero sea complementada por otra sobre las amenazas teologicas, pastorales y liturgicas que puede conllevar.