O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Pos-graduacao em economia na UniCamp: por que o sectarismo numa aparente heterodoxia?

Poucas vezes em minha carreira acadêmica eu me deparei com cenas explícitas de miopia intelectual, neste caso de sectarismo puro, ao pretender "dialogar" única e exclusivamente com representantes da mesma seita.
Normalmente se espera de estudantes de pós-graduação, até por requerimentos metodológicos, que eles se abasteçam de todas as correntes teóricas e de todas as pesquisas empíricas que possam ser feitas em sua área de estudo e futura atuação. Fechar o grupo numa redoma, especialmente em economia, onde são tão diversas as experiências práticas de políticas econômicas, derivadas de escolas diferentes de pensamento, me parece um cegueira autoinduzida particularmente nefasta para o exercício de qualidades  intelectuais e pontos de vista diversos do que os selecionados restritivamente.
Se eu quisesse colaborar com essa edição especial das "Leituras de Economia Política" da UniCamp de um ponto de vista do pensamento liberal eu não poderia, como aliás já ocorreu anteriormente, quando eu enviei um artigo sobre o pensamento econômica de Roberto Campos.
O sectarismo da recusa me surpreendeu, e me entristeceu.
Parece que viseiras voluntárias são aplicadas aos alunos desse curso de pós-graduação em Economia. Seria requerimento dos professores, ou o sectarismo é próprio dos alunos?
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 22 de julho de 2019


Chamada pública
Perspectivas heterodoxas do crescimento econômico e do desenvolvimento econômico
A revista Leituras de Economia Política, gerida por estudantes da pós-graduação do Instituto de Economia da Unicamp, convida a comunidade acadêmica a enviar trabalhos com os temas de crescimento econômico e de desenvolvimento econômico em perspectivas heterodoxas de pensamento econômico, a fim de publicar um número especial.
Promover o crescimento econômico e o desenvolvimento econômico é um dos grandes desafios contemporâneos. No entanto, como alcançá-los é objeto de debate entre as diversas vertentes do pensamento econômico. No cerne deste debate está a divergência quanto ao papel da moeda, que dá origem a recomendações de políticas econômicas distintas e a atribuições dessemelhantes ao papel do Estado na economia. Dada a relevância deste tema, esta chamada busca estimular a submissão de trabalhos que abordem o crescimento econômico e o desenvolvimento econômico por meio de um referencial teórico heterodoxo, inspirados em autores como Karl Marx, John Maynard Keynes, Michael Kalecki, Joseph Schumpeter, Albert Hirschman e Celso Furtado, entre outros.
Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: lep.unicamp@gmail.com até o dia 31/08/2019. Ressaltamos que a revista continua recebendo trabalhos para sessões de artigos livres nas seguintes áreas: Teoria Econômica, Economia Internacional, Economia Brasileira, História Econômica, História do Pensamento Econômico, Economia Política, Economia Social e do Trabalho, Economia Regional e Urbana, Economia Agrícola e do Meio Ambiente, Economia Latino-americana, Metodologia Econômica e Economia Industrial.
Equipe Editorial
Leituras de Economia Política
Instituto de Economia – UNICAMP

Nenhum comentário: