O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

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sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Miséria da diplomacia: apresentacao-debate na livraria Tapera-Taperá, 10/08, 11hs

No próximo sábado, dia 10 de agosto, convidado pelo colega diplomata e livreiro Antonio Freitas, terei o prazer de animar um de seus muitos eventos literários, sob a forma de uma apresentação debate em torno de meu mais recente livro: 

Miséria da Diplomacia: a destruição da inteligência no Itamaraty

O livro está disponível livremente em dois formatos, uma edição de autor e uma edição da Universidade Federal de Roraima, graças à iniciativa do professor Eloi Martins Senhoras, que solicitou-me colocar em coleção que ele dirige naquela universidade.
Informo aqui os dados editoriais respectivos com os links diretos para acesso ao arquivo em pdf, a todos os que desejarem conhecer seu teor: 


 1) Brasília: Edição do autor, 2019, 184 p., ISBN: 978-65-901103-0-5. 
Incorporado à plataforma Academia.edu  (link para o miolo do livro: https://www.academia.edu/40000881/A_Destruicao_da_Inteligencia_no_Itamaraty_Edição_do_Autor_2019_; link para a capa completa: https://www.academia.edu/39821938/Miseria_da_diplomacia_a_destruicao_da_inteligencia_no_Itamaraty_2019)     e a Research Gate (link: https://www.researchgate.net/publication/334450922_Miseria_da_diplomacia_a_destruicao_da_Inteligencia_no_Itamaraty_2019). 



 2) Boa Vista: Editora da UFRR, 2019, 165 p., Coleção “Comunicação e Políticas Públicas vol. 42; ISBN: 978-85-8288-201-6 (livro impresso); ISBN: 978-85-8288-202-3.
Disponível nos links: https://docs.wixstatic.com/ugd/6e2800_3e88aadf851b4b2ba4b54c6707fd9086.pdf e do Google Books: https://books.google.com.br/books?id=tvqjDwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false). 
Incorporado à plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/39882114/Miseria_da_diplomacia_a_destruicao_da_inteligencia_no_Itamaraty_Ed._UFRR_2019_) e a Research Gate (https://www.researchgate.net/publication/334593501_Miseria_da_diplomacia_a_destruicao_da_inteligencia_no_Itamaraty). 





Gostaria de agradecer ao livreiro Antonio Freitas a organização desse evento.

Tapera Taperá é uma biblioteca, livraria e espaço cultural. Um ensaio, um esboço em construção. Sem fins lucrativos, sem objetivos claros: um experimento político-cultural. Estamos numa esquina da charmosa Galeria Metrópole, com muito verde por perto, na Av. São Luís, 187, centro de São Paulo, a cerca de 150 metros da estação República do metrô. Aberta ao público das 10h até 20h de segunda a sexta e de 10h às 18h aos sábados. Venha nos visitar, tomar um café e conhecer nosso espaço, acervo e atividades. Acesse nosso site e assine nossa newsletter semanal: https://taperatapera.com.br/ Somos uma organização sem fins lucrativos, e sua contribuição é essencial para continuarmos nossas atividades e transmissões ao vivo. Associe-se à Tapera: https://taperatapera.com.br/contribua/ Acompanhe nossas redes sociais, compartilhe e divulgue a Tapera para seus amigos e familiares. https://www.facebook.com/taperataperah/ https://www.instagram.com/taperatapera/

China e o futuro das democracias de mercado - Rana Mitter (Oxford)

How the one-party state may shape our future
Tomorrow belongs to Beijing, but how can China win hearts around the world
Rana Mitter
Chatham House, Londres – 1.8.2019

China is seeking to define the future. At home, the Chinese Communist Party, or CCP, intends to instil ‘socialist values’ that underpin an ever-expanding ‘China dream’. Overseas, its nexus of economic, political and military influence is framed by the idea of a ‘community of common destiny’. The past 40 years, since the ascendancy of Deng Xiaoping in 1978, have been marked by astonishing economic growth, a greater global role and strongly authoritarian politics at home.
This year, the CCP marks 70 years since the foundation of the People’s Republic of China. Plans are already afoot for the centenary of the party’s founding in 2021. But how realistic is it to assume that China will maintain its momentum over the next three decades until the People’s Republic marks its centenary?
The answer is that this is possible, but only if China changes. In the next phase of its development, China will need to embrace economic and social openness in a way that it is still reluctant to do. This may happen in a counterintuitive way. A more open China would not necessarily abandon its one-party system, but it would need to allow significantly more freedom for discussion, economic activity and genuine two-way engagement with the wider world.
How likely is such a change? In the short term, perhaps not that likely. China’s political direction has been changing rapidly since the rise to power of Xi Jinping and it has become clear, as the 2010s have progressed, that Xi not only has no intention of liberalizing China’s politics but is actively steering the country in a different direction.This trend did not in fact begin in 2012 when Xi became secretary-general. Rather, it was the failure of the West to deal with the global financial crisis in 2008 that began the process of disillusionment with the Washington Consensus on democratic politics and neoliberal economics.
Xi’s rise, however, made it clearer that the Chinese state would be re-invented in the new leader’s image. We have seen a sharp move away from the trend of the early 2000s for state rather than party organizations to dominate Chinese government, with the direction of travel being reversed in the past few years as the party element of the party-state becomes ever more pronounced. For the next five to ten years, it seems unlikely that that trend will alter. China’s public sphere – its media, academia and legal system – has been placed firmly under the control of the party, with the constitution changed so Xi can take a third and possibly fourth term of office. But what will emerge after that period?
To answer this, we need to move beyond the sharp divide we make between authoritarianism and democracy. The likelihood that China will become an electoral democracy in the next few decades is low. But the probability that it will become a less restrictive although still authoritarian state is much higher.
China has never really had a full democracy, but during the years of communist rule the pendulum has swung between what the political scientist David Shambaugh has referred to as ‘hard’ and ‘soft’ authoritarianism. Most of Mao’s rule was relatively hard, in its level of top-down control.
The 1980s was an unprecedently ‘soft’ period, although the 1989 Tiananmen Square killings brought this to an end. The run-up to the 2008 Beijing Olympics saw a remarkable opening up in areas such as investigative reporting, a trend that has come to an abrupt halt under Xi.

A demographic timebomb

Why, then, would things change? Consider one key date: 2029. This is the year when demographers calculate that China will begin to see the effects of its one-child policy come home to roost. Its population will start to fall by about five million people a year, and it will start to age.
This is a problem that has been faced by other countries such as Japan and South Korea, which have sought to resolve it either through technology or by allowing more immigration.
Experience has shown that older people don’t like being looked after by robots, so it is possible that China, like Japan, may allow immigration by larger numbers of young people, mostly women, from the Southeast Asian region. If that were to happen the influx of people would change Chinese society. Democracy may not follow, but a necessary engagement with other people and their cultures, points of view, and needs would provide more diversity within Chinese society, and allow new voices to thrive, particularly in the most vibrant part of China, its cities.
Another impetus for political change is the continuing issue of Taiwan. Beijing has always made it clear that it reserves the right to invade and occupy Taiwan, by military means if necessary. Yet this has always seemed a short-term way to ‘resolve’ the Taiwan question. True, mainland China may have the military capacity to capture the island. But what sort of unification would that offer the 23 million inhabitants of one of Asia’s most lively democracies, a place with free media, world-class education and a range of civil liberties that make it one of the most liberal societies in the region?
China has long sought to wield ‘soft power’, hoping to show that the Chinese path is an attractive, progressive, forwardlooking one to follow. A violent reunification would destroy any hope of burnishing that image.
Instead, a softening of attitudes that provide different levels of freedom would offer a skilful solution to a perennial problem. By liberalizing at home, making it clear that Hong Kong’s freedoms will be kept intact – and those that have been eroded will be restored – China would be in a far better position to make its case that reunification would be beneficial for all.
Right now, that story is hard to tell. Yet the depressing developments in Hungary, Turkey and Philippines in recent years show that democracy which exists only in a technical sense is no guarantee of liberal freedoms. This could mean that the space for China to reinvent itself as a state that allows genuine freedoms, even under a one-party state, is greater than it was at the height of global democratization in the 1990s.
The newly confrontational response of the United States may also give China a pressing reason to burnish its image in this area in the next decade. Under the Trump administration, it has become clear that containment of China is a top priority. However, the growing sense of confrontation with China is now cross-partisan. Democrats embrace the idea as much as Republicans.
In Asia, there is still unease about Trump’s commitment as an ally, but signs such as US arms sales to Taiwan suggest that creating an anti-Chinese alliance still beats Trumpian instincts to withdraw from the region. Meanwhile, China is trying to find the silver bullet that will win it genuine partners in the region and remove the US from it.
The answer may lie in China’s strategic framework, the Belt and Road Initiative, or BRI. Despite the hype, rather than this being some masterplan organized from a headquarters in Beijing, much of the initiative has been pushed by internal economic factors, including the need to find somewhere to place misallocated capital, as well as providing opportunities for provincial corporations to compete with each other. There have also been setbacks, including the spat with Malaysia, which earlier this year threatened to pull out of the BRI highspeed rail contract it had signed until it was given a considerable discount.
China’s military presence is unwelcome
Yet the future of BRI as a project to spread Chinese influence may lie in a dilemma that will become clearer over the next decade. China can now offer significant funding for infrastructural projects, and has become the most significant trading partner for almost all other Asian states. There is simply no equivalent western source of funding for many of the proposed projects, particularly the more financially problematic ones. Despite this, the US remains the only reliable provider of security in the region.
Some countries, such as Myanmar, Laos and Cambodia, are close to China and becoming closer. But few states yet relish the idea of a significant Chinese military presence in their territories, and it is hard to imagine that those countries that have a US presence would welcome swapping it for a closer alignment with China.
South Koreans will not exchange the US soldiers on their soil for People’s Liberation Army troops. China has its work cut out over the next decade to persuade people that its security presence should be welcomed. Yet without such a presence, large parts of the BRI, which goes into hostile territory in parts of South and Central Asia, will remain vulnerable.
Another factor, perhaps the single most important game-changer in China’s ability to spread its influence today, is technology.
Britain is currently consumed by arguments about whether Huawei should be allowed to install its 5G broadband network. The debate rather misses the point, however. China’s technological capabilities now make it a likely provider of technological infrastructure for large parts of the non-western world which need efficient, cheap capacity.
China can draw on experiments at home such as the social credit system, which is using a combination of big data, artificial intelligence and face recognition to create a system that allows close surveillance of the population.
There is potential now for China to create a cross-continental technological ecology, linked to the BRI, that could give it a major foothold in Southeast Asia, East Africa and Latin America.
What are the chances of China managing to turn the next three decades into a narrative as powerful as its story since 1978, which contains both a rise to economic superpower status and a continuing control over individual freedoms?
On its current path, China will run up against major obstacles. The drive towards globalizing China is becoming harder to reconcile with a domestic regime that is closing down the space for discussion. The technological revolution can help embed a Chinese economic presence, but it is unlikely on its own to create widespread admiration of Chinese values or what they bring to other societies.
The Chinese Communist Party has had some of its greatest successes in the past half-century when it proved open to major change: the shift from a command economy to market socialism, or the move from the totalitarianism that Mao espoused at the height of his regime to the relatively open periods of the 1980s and the early 2000s.
Could the development of a more liberal state, with one-party rule, but a genuinely free public sphere, be the next stage?
No other state in history has managed such a trick. But then no other state has posted ten per cent a year growth for the best part of a decade. In the end, it won’t be America’s decision as to whether China can dominate the next three decades. It will be China’s.

Rana Mitter is Professor of the History and Politics of Modern China at the University of Oxford and Director of the University China Centre

A ignorância econômica de Olavo de Carvalho - Ricardo Bergamini

Que Olavo de Carvalho fosse  um total inepto em relações internacionais isso já sabíamos, com seu antiglobalismo primário e paranoico, ao qual só uma personalidade perturbada e desequilibrada como Ernesto Araujo poderia aderir.
Agora estamos descobrindo como ele é também um total ignorante em matérias econômicas, e que desconhece completamente com funcionam os mecanismos tributários e de subsídios no Brasil.
Ou se conhece, é um desonesto e mau caráter exemplar.
Paulo Roberto de Almeida

No Brasil, ninguém joga limpo, seja qual for a sua paixão política. 

Premissa maior

Olavo de Carvalho negou nas redes que filme de Josias Teófilo receberá dinheiro público.

Premissa menor

Se a afirmação da premissa maior fosse verdadeira, não haveria necessidade da participação da ”Ancine” no projeto. A captação seria direta pelo produtor do filme, junto às empresas doadoras.

Conclusão

A participação da “Ancine” no projeto existe para que seja data autorização a empresa doadora, para deduzir tributos devidos ao governo. A maldita renúncia fiscal prevista para 2019 de R$ 306,4 bilhões (4,12% do PIB), conforme quadro demonstrativo abaixo:





OLAVO PROVA DO VENENO DE SEUS SEGUIDORES

Escritor negou nas redes que filme de Josias Teófilo receberá dinheiro público

01/08/2019 - 08:00 / Atualizado em 01/08/2019 - 13:29

VIRGÍNIA, EUA, 06.10.2017 - OLAVO-CARVALHO - Retrato do escritor, conferencista, ensaísta, jornalista e filósofo brasileiro, Olavo de Carvalho. Ele é um dos principais representantes do conservadorismo brasileiro. Olavo na casa de um dos seus filhos em Petersburg, na Virgínia (EUA). (Foto: Vivi Zanatta/Folhapress) Foto: Vivi Zanatta / Agência O Globo

Olavo de Carvalho provou do veneno destilado há tempos por seus seguidores.

O escritor foi às redes para explicar que o filme do diretor olavista Josias Teófilo não ganhará recursos públicos por meio da Ancine, e sim que recebeu a autorização da agência para captar recursos privados.

Por anos, os próprios olavistas têm acusado a Lei Rouanet de financiar filmes de cineastas e artistas da esquerda.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Oliveira Lima e a história da independência do Brasil - Biblioteca Mindlin-USP

SEMINÁRIO OLIVEIRA LIMA E A (LONGA) HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA

DATA: 10 e 11 setembro de 2019
EXPOSIÇÃO: 10/9 a 1/11 de 2019
LOCAL: Auditório István Jancsó - Biblioteca Brasiliana Guita E José Mindlin

            Oliveira Lima é, seguramente, o grande historiador da Independência do Brasil. Tratou do tema em vários livros de sua vasta obra, numa perspectiva que hoje poderíamos qualificar de longue durée, de longa duração. Com efeito, escreveu sobre os antecedentes mais notáveis do processo independentista e sobre suas consequências mais duradouras, num arco temporal que atingiria, grosso modo, um século e meio. Entre esses antecedentes, destaque-se a crescente preponderância do Brasil sobre Portugal, cujo ápice se concretizou com um fato inusitado e singular da história da humanidade: a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1807, primeira vez em que um monarca europeu em funções atravessou a linha do equador. Ao contrário do que afirma uma certa historiografia mais superficial, não se trata aqui de uma simples e precipitada fuga das tropas napoleônicas, conquanto tenha havido certa precipitação na operação logística propriamente dita (cabe lembrar a frase atribuída à rainha dona Maria: “nem tão depressa que pareça fuga, nem tão devagar que pensem que queremos ficar”), mas de projeto estratégico acalentado desde o século XVII, com o padre Antônio Vieira, e do século XVIII, com o diplomata dom Luís da Cunha. Há inclusive quem retroceda essa ideia para o século XVI, quando uma das causas apontadas para a desdita de dom Antônio, prior do Crato, na sua disputa pelo trono português com o poderoso rei de Espanha, Filipe II, teria sido o fato de ter-se ido abrigar nas ilhas atlânticas de Portugal, e não no Brasil.
            Entre as consequências duradouras da Independência, destaque-se o estabelecimento no Novo Mundo de uma monarquia de características europeias, também fato único e inusitado. Segundo Oliveira Lima, essa seria uma monarquia híbrida, mestiça, adaptada ao meio tropical, tanto no que se refere ao equilíbrio entre tendências conservadoras e autoritárias, de um lado, e democráticas e liberais, de outro, que caracterizou o Império do Brasil, sobretudo na sua segunda fase, quanto ao que diz respeito à própria natureza mestiça da sociedade tropical.
            Oliveira Lima, entre esses antecedentes e essas consequências, descreveu com maestria a sociedade brasileira e a portuguesa; desvendou as intrigas políticas e diplomáticas que caracterizaram o movimento da Independência e o reconhecimento do Império; deixou retratos definitivos de grandes personagens da época, a começar por dom João VI; traçou, enfim, um magnífico panorama, um excelente mural de Brasil e Portugal no século XIX, sobretudo no período que vai de 1808 a 1834.

PROGRAMAÇÃO
PRIMEIRO DIA (10.09.2019)
9h: Abertura oficial
9h30: Conferência de abertura. Oliveira Lima e a historiografia da Independência.  Carlos Guilherme Mota
11h-13h: Antecedentes da Independência: a crescente importância do Brasil e a definição das fronteiras: Alexandre de Gusmão (Secretário del Rei).Janice Teodoro, Ricardo Souza de Carvalho, Synesio Sampaio Goes
13h: Abertura da exposição Oliveira Lima e a (longa) história da Independência (Sala Multiuso – BBM/USP)
14h-16h: A consagração de uma realidade: a mudança da Corte e a fundação de um Império no Novo Mundo (Dom João VI no Brasil). Guilherme Pereira das Neves, Teresa Malatian, Nathalia Henrich
16h-18h: Entre ruptura e continuidade: o processo da Independência I – A outra independência (Comentários de Oliveira Lima à História da Revolução de 1817, de Muniz Tavares). Maria de Lourdes Viana Lyra, André Heráclio do Rêgo, George Felix Cabral de Souza
SEGUNDO DIA (11.09.2019)
9h-11h: Entre ruptura e continuidade: o processo da Independência II – O grito do Ipiranga (O Movimento da Independência, O Reconhecimento do Império, O papel de José Bonifácio no movimento da Independência). João Paulo Pimenta, Lucia Bastos Pereira das Neves, Guilherme de Paula Costa Santos
11h-13h: Dom Pedro, monarca em dois continentes: o Portugal brasileiro (Dom Pedro e dom Miguel – a querela da sucessão, Dom Miguel no trono).Lúcia Paschoal, Cecilia Helena de Salles Oliveira, Guilherme Freitas
14h-16h: As consequências: uma monarquia mestiça no Novo Mundo (O Império brasileiro). Paulo Roberto de Almeida, Angela Alonso, Júlio Cesar Vellozo
16h-18h: Conferência de encerramento: o legado historiográfico de Oliveira Lima. Arno Wehling

Comissão organizadora
André Heráclio do Rêgo
Guilherme Carvalho Souza da Rocha Freitas
Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron
Alexandre Macchione Saes


O projeto 3 vezes 22

            Ao completar o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna no ano de 2022, abre-se oportunidade para refletir e redimensionar a história da nossa formação – do Estado e da Sociedade, assim como da cultura histórica brasileira. O projeto 3 vezes 22 não será apenas a celebração de duas datas canônicas, mas uma tentativa de entrecruzar temporalidades, a saber: a Independência (1822), o Modernismo (1922) e a história do nosso tempo presente (2022). As duas efemérides provocam uma reflexão não somente sobre a constituição da Nação no plano político, mas também com relação à definição da comunidade imaginada ou identidades de pertencimento.
            A Independência, como acontecimento, conjuga-se com o processo mais amplo de formação do Estado nacional, materializado pela soberania política, econômica e cultural, tanto do ponto de vista interno, por intermédio da busca por um repertório comum, como também na perspectiva de uma afirmação da singularidade nacional perante as demais nações. Como sabemos, no caso brasileiro, a emancipação política não coincidiu com a afirmação da nacionalidade. Como alertou Sergio Buarque de Holanda, a nação precedeu o nacionalismo, não constituindo um desdobramento natural do último: a construção de heróis, de símbolos e, inclusive, da própria narrativa de uma história nacional deu-se ao longo do século XIX e XX. Numa certa perspectiva, o modernismo esteve imbricado com os dilemas culturais suscitados pela ruptura colonial.
            A geração modernista encampou a tarefa de refletir sobre esse momento decisivo, rompendo com a tradição estética legada do romantismo, e produzindo uma influente, duradoura e nova interpretação da história do Brasil. Mas, como toda narrativa sobre o passado, a “reescrita da história” estabeleceu um novo panteão por meio da seleção de personagens, de eventos e de conceitos que, se por um lado, iluminaram uma determinada versão da História do Brasil; por outro, obscureceram narrativas e personagens. O entrecruzamento das narrativas históricas de 1822 e 1922 supõe também enfrentar a dialética entre memória e esquecimento para que seja possível revelar personagens, acontecimentos e processos obliterados. Assim, 3 vezes 22 procurará indicar novos horizontes, evidenciando interpretações e autores que, por razões diversas, se tornaram renegados. Compreender a formação dos cânones e dos panteões em sua plena historicidade e temporalidade será um dos desafios propostos pela programação.
            O projeto 3 vezes 22, nesse sentido, pretende promover o confronto de três 22s: o da Independência, o da Semana de Arte Moderna e aquele que nossa geração vivenciará. A reflexão crítica mediada pelos desafios do presente contemplará o legado deixado pelas narrativas sobre o movimento modernista, revisitando, portanto, o patrimônio cultural acumulado, mas também trazendo à tona as zonas de sombra dos “tempos renegados”. A BBM possui um acervo valioso para auscultar territórios de pesquisa bibliográfica e documental ainda pouco palmilhados, e rever essas duas datas a partir dos desafios do tempo presente será nosso principal intento. Assim, o projeto 3 vezes 22 vale-se do rico material conservado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin para encontrar nos documentos, nos livros e nos autores esquecidos e renegados pelas vertentes dominantes de nossa historiografia as evidências, as perspectivas e as interpretações que possam contribuir para a análise de nossa história, projetando questões que possam nortear a construção de um horizonte de autonomia, ao menos no plano da cultura e da ciência.

Site do projeto: www.bbm.usp.br/3x22