segunda-feira, 31 de agosto de 2009

1331) Decisao da OMC sobre o caso do algodao, Brasil vs EUA

WTO ISSUES ARBITRATION REPORTS IN US-BRAZIL COTTON DISPUTE
The WTO today (31 August 2009) issued two reports covering the arbitration proceedings dealing with the US-Brazil cotton dispute (DS267).
Decision of the Arbitrator.

L'OMC PUBLIE DES RAPPORTS D'ARBITRAGE CONCERNANT LE DIFFÉREND ETATS-UNIS/BRÉSIL SUR LE COTON
L'OMC a publié aujourd'hui (31 août 2009) deux rapports d'arbitrage concernant le différend Etats-Unis/Brésil sur le coton (DS267).
La décision de l'arbitre.

3 comentários:

  1. Será que alguém pode dizer que entendeu realmente a decisão? Se o Brasil conseguir retaliar, vai dar uma bagunça...

    ResponderExcluir
  2. Não é dificil entender, quem lida com essas materias de comercio internacional. Cumprimos todos os tramites, os EUA nao modificaram a sua legislacao, nos causaram prejuizos e estamos sendo autorizados a ir "buscar" essas compensacoes, retaliando contra o comercio exportadod dos EUA.
    Apenas acontece que retaliacao é um tiro no pé. Ninguem importa para fazer favor a ninguem. Se o Brasil impuser sobretaxa, simplesmente ninguem vai importar dos EUA, e somos nos que perdemos, pois teremos que comprar mais caro de outro pais.
    A OMC deveria ter multas pecuniarias, para desestimular as inadimplencias como esta.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a forma eficaz seria buscar a reparação em outro segmento comercial de nossa relação comercial com os EUA, de forma que tal atitude atingisse apenas os EUA e ao mesmo tempo nos favorecesse, por exemplo,o corte dos impostos de importação PELOS EUA, E NÃO O AUMENTO DE TAXAÇÃO DE NOSSAS ESPORTAÇÕES, o que na verdade é um contra-senso. Não conheço o teor da sentença e nem se esse acordo comercial ( do algodão, se é que existe ) permite a compensação em outro setor.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.