quarta-feira, 3 de março de 2010

1739) Jose Mindlin: minha homenagem

Conheci o Dr. José Mindlin em Washington, quando eu era ministro-conselheiro na Embaixada e ele foi fazer uma palestra na Library of Congress.
Eu já conhecia, então o livro dele, Entre Livros, e presenteei-o com o meu livro, editado em Paris, Vivendo com Livros, uma coletânea de escritos meus falando de livros e contendo diversas resenhas minhas.
Eu estava naquele momento engajado na tarefa de identificar, catalogar e se possível copiar os arquivos americanos sobre o Brasil: o Itamaraty nunca se manifestou, sequer respondeu aos meus telegramas pedindo alguma verba para pesquisas em arquivos dos EUA, sobretudo National Archives.
Foi Mindlin quem me concedeu, um subsídio de 20 mil dólares, atraves da Fundação Vitae, com o qual pude mobilizar algum auxilio, comprar um pequeno computador, e preparar o "Guia dos Arquivos Americanos sobre o Brasil".
Esse Guia aguarda até hoje edição pela Funag-MRE.

Mindlin era simplesmente cativante, de muito bom humor, como todos já disseram.
Sem duvida um grande homem.
Um amigo dos livros, e isso diz tudo.

Um comentário:

  1. Ao ler , há algumas semanas, o instigante livro "N'espérez pas vous débarrasser des livres"- de Umberto Eco e Jean-Claude Carrière- me deparei com duas ou três referências ao Dr. Mindlin. Vou me esquivar de descrever o contexto: adquira o livro e veja por si mesmo.

    Max.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.