quinta-feira, 6 de maio de 2010

Uma advertência bem-vinda, e a tempo

O crescimento da economia brasileira tem sido alimentado a crédito, excessivo, generoso, por parte do governo. Com dinheiro, aliás, que foi retirado de nós (pelos impostos), ou que ainda será retirado (pela dívida pública e por novos impostos), ou por inflação, simplesmente.
Neste momento, caberia recordar algumas palavras sábias:

"There is no means of avoiding the final collapse of a boom expansion brought about by credit expansion. The alternative is only whether the crisis should come sooner as the result of a voluntary abandonment of further credit expansion, or later as a final and total catastrophe of the currency system involved."
Ludwig von Mises

2 comentários:

  1. In other words, "the bubble will burst" one day.
    Quando este dia chegar, não tenho a menor dúvida, o papel vai se inverter.
    Se hoje os políticos brigam para se auto-proclamarem os pais da criança, quando a bolha estourar, a criança (ou melhor, o Estado) vai se tornar um filho sem pai (ou mãe) algum no registro.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a situacao do Brasil nao é tao dramatica, em termos fiscais, para atrair a atencao dos analistas internacionais. Ou seja, enquanto estivermos pagando juros altos e a contas não estiverem a ponto de degringolar -- em proporcoes gregas -- a confianca vai continuar.
    O Brasil é o queridinho atual dos especuladores internacionais e o preco a pagar é só nosso, por enquanto, em termos de mais divida publica e mais dinheiro orcamentario sendo desviado para esse servico, ou seja, mais impostos ou menos servicos publicos.
    A experiencia no entanto nos ensina que quando o vento muda de direcao e a confianca, por algum motivo, se extingue, a inversao pode ser brutal e a fuga de capitais comeca.
    Ai poderemos sofrer...
    Paulo Roberto de Almeida

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.