sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasil-Iran: anunciando uma coisa, fazendo outra

O Embaixador do Irã no Brasil desmente anúncios do governo brasileiro. Um dos dois está, portanto, mentindo. Se o Embaixador estiver confrontando equivocadamente o governo brasileiro ele até poderia, em princípio, ser considerado persona non grata, ou pelo receber uma advertência da chancelaria brasileira.
Resta saber o que de fato ocorreu.
Conhecendo a tendência de certas pessoas à logorreia, não deve ser difícil adivinhar...
Paulo Roberto de Almeida

Irã diz que Brasil não ofereceu asilo à iraniana
12/08/2010 - 18h59

O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil não ofereceu asilo político à iraniana Sakineh Ashtiani, contrariando o que o chanceler Celso Amorim disse no início da semana.

De acordo com Shaterzadeh, não houve oferecimento formal de asilo ou refúgio político.

O embaixador iraniano ressaltou que este assunto diz respeito apenas ao Irã.

Celso Amorim afirmou que a decisão de permitir o asilo de Ashtiani no Brasil seria boa para a imagem do país.

Na avaliação do iraniano, a repercussão mundial do assunto é uma forma de constranger o presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo ele, “não houve ofício por escrito, nota oral ou troca de notas, como é a orientação na diplomacia em casos assim. Ocorreram crimes e serão julgados conforme o código do Irã, que segue preceitos morais e culturais do país. O processo envolve pessoas iranianas, por que deveria ter o envolvimento de outros países?”

O embaixador disse ainda ter certeza de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve a pretensão de interferir num assunto interno do Irã.

Ele confirmou ter tratado do assunto em reuniões com diplomatas no Brasil e no Irã e que o embaixador do Brasil em Teerã, Antonio Salgado, também discutiu o assunto com autoridades do país.

===========

Addendum: o MRE se apressou em adiantar a informação que vai abaixo; parece que as autoridades iranianas já se anteciparam descartando qualquer interferência em seus assuntos internos. Soberania é isso ai...

Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Imprensa do Gabinete
Nota à Imprensa nº 532
13 de agosto de 2010

Apelo referente à senhora Sakineh Mohammadi Ashtiani

O Embaixador do Brasil em Teerã, Antonio Salgado, reuniu-se, em 4 de agosto, com o Vice-Ministro Interino para as Américas do Ministério das Relações Exteriores do Irã, para transmitir oficialmente o apelo referente à cidadã iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani e a oferta de recebê-la no Brasil, feitos pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Itamaraty considera que a gestão realizada pelo Embaixador do Brasil em Teerã constitui, do ponto de vista diplomático, formalização da oferta. O Itamaraty confia em que o apelo feito com base em considerações puramente humanitárias e no bom relacionamento entre os dois Governos, que não visa a interferir na soberania iraniana, receberá a devida atenção das autoridades daquele país.

www.itamaraty.gov.br
twitter.com/mrebrasil
youtube.com/mrebrasil
flickr.com/mrebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.