sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Era do Gelo, 1: politica cambial do governo

Voces devem se lembrar daquele esquilo em busca da sua noz, que insiste em cair pelas ribanceiras geladas, e ele mesmo acaba em algum precipício muito fundo.
O que acontece com o esquilo e sua noz, eu não sei. Talvez em algum Era do Gelo 24, o coitado do esquilo consiga comer a sua noz. Até lá permaneceremos na dúvida.
Bem, isso para dizer que o pronunciamento da presidenta eleita sobre a política cambial do governo me parece tão incerto quanto o destino do esquilo e sua noz, ou o destino da noz e o esquilo que vai atraz, ou ambos, whatever...
Se alguém puder me explicar qual é a política cambial do governo a partir dessas palavras da presidenta eleita, entrevista no Jornal Nacional, eu agradeço.
Até hoje estou tentando entender...
Paulo Roberto de Almeida

[Pergunta de William Bonner sobre política cambial]
Dilma: Eu acredito que a gente não pode correr o risco de querer menosprezar… Eu te diria assim: eu acho que o câmbio é flutuante. No entanto, indícios de que há hoje no mundo uma guerra cambial são muito fortes. Acho que tem moedas subvalorizadas. Eu acredito que uma das coisas importantes são as reuniões multilaterais em que fique claro que nós, por exemplo, iremos usar de todas as armas para impedir o dumping, a política de preços que prejudica as indústrias brasileiras, e vou olhar com muito cuidado, porque não acredito que manipular câmbio resolva coisa alguma. Nós temos uma péssima experiência disso.

Confesso que não entendi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.