quinta-feira, 28 de abril de 2011

A inflacao pode ate ser mundial, mas a politica economica foi feita aqui mesmo...

O governo encomendou uma inflação de praticamente 10% para todos nós este ano.
E não adianta vir com essa conversa de que ela é importada, pois isso só afeta uma pequena parte do aumento de preços (petróleo, por exemplo).
Todo é resto é encomendado aqui dentro, via elevação de crédito, expansão dos gastos públicos e indexação da economia via concessões e salário mínimo.
O governo está nos roubando 10% do nosso poder de compra este ano, talvez mais o ano que vem...
Paulo Roberto de Almeida

Inflação é fenômeno mundial, afirma ministra Miriam Belchior
28/04/2011 00:01

Tema já afastado do cotidiano do País, voltou com tudo nas últimas semanas e foi assunto principal da audiência pública com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na última terça-feira (26), na Comissão Mista de Orçamento do Congresso e na Comissão de Fiscalização da Câmara. A ministra admitiu o aumento da inflação, mas minimizou a situação dizendo que é um fenômeno da economia mundial e prometeu combatê-lo a todo custo, como informa a jornalista Caroline Aguiar.

De acordo com a ministra, a alta da inflação está acontecendo em todos os países emergentes e atinge o Brasil em proporções menores do que na China e Rússia. "É um fenômeno mundial e não tivemos o mesmo impacto que outros países tiveram. É uma inflação de caráter internacional, que depende de medidas internacionais também, mas nós, aqui no Brasil, estamos atentos para impedir o contágio desse fator internacional na nossa economia, utilizando armas monetárias e fiscais”, afirmou.

Belchior ainda acrescentou que “o Brasil está entre os emergentes que está puxando o crescimento mundial”. No entanto, ela pontuou três problemas a serem enfrentados: consolidação fiscal, combate à inflação e câmbio valorizado. A consolidação fiscal é tida como uma solução para os problemas nacionais e internacionais.

“A redução dos gastos públicos cumpre papel importante para abrir caminho para o controle da inflação e a redução de juros básicos. Estamos conseguindo, de fato, segurar gastos públicos”, disse. A ministra acrescentou que vários países estão copiando a fórmula brasileira de combate à inflação. Ela ainda garantiu que estão sendo tomadas medidas para manter o crescimento da economia no patamar de 5% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.