sábado, 19 de novembro de 2011

Aniversario: ao menos uma vez por ano (nao tem como evitar), o confronto com a idade

Um amigo, dentre os muitos que conquistei e que tive o privilégio de cativar, ao longo destes anos de trabalho intelectual (e divertimentos lúdico-didáticos) feitos através deste blog (e de alguns outros que pipocam por ai), de meu site (um pouco mais sério do que os divertissements a que me dedico no primeiro instrumento), bem como de diversos outros veículos de informação e de comunicações com os quais colaboro eventualmente, ou regularmente, um amigo, dizia eu, desses sinceros e desprendidos, e que, sobretudo, captou singularmente bem o sentido e a motivação de todo este meu trabalho auto-atribuído, escreveu-me estas palavras gentis sobre a passagem de mais um "cumpleaños" (uma palavra bem mais precisa) desta minha jornada de realizações infinitas (algumas talvez duradouras, outras passageiras).
Ao agradecer ao Jonatham a gentileza destas palavras, não posso deixar de agradecer também ao Google, esse formidável instrumento de trabalho e de produtividade (que por uma vez desmente a conhecida asserção de que "there is no free lunch"), e que já me permitiu diversos outros motivos de felicidade (e até de surpresa), além e acima destes singelos "Alerts", como este que recebi me avisando desta postagem, que de outra forma poderia passar despercebida (mas não do Google, implacável em sua eficiência).
Para o video final, remeto igualmente à mesma fonte:

http://futilizzando.blogspot.com/2011/11/tat-tvam-asi-felicitacoes-paulo-roberto.html


Tat Tvam Asi - Felicitações: Paulo Roberto de Almeida

Não há educação melhor que o tempo e a dificuldade. Assim profere o velho dito popular, que a educação é como um diamante, ela é esmerada com o tempo e o rigor (da sua produção) para que no fim, ela se torne bela e preciosa. Poderia devaneiar e atribuir diversas outras comparações ao Paulo Roberto de Almeida que, além de professor, escritor e diplomata, é quase que integralmente um prolífico ensaísta (ensaíos esses que são apresentados em seus muitos blogs e em sites em que contribuie).

Nietzsche, filósofo alemão do século 19, dizia que 'o conhecimento é o maior de todos os afetos', similarmente, Paulo Roberto de Almeida atribuie o mesmo, mas ao contrário do grande filósofo - que se perdeu em seus devaneios cognitivos- PRA utiliza-os para promover (de certa forma) o desenvolvimento social, ou mais claramente, ilumnina a vida (mente) dos mais jovens (e velhos também), dando a eles a oportunidade de refletir o cerne do problema e entender a conjuntura não somente de seus país, como do mundo, é o 'pensar globalmente para agir localmente'.

Sua natureza de 'agitador revolucionário' dos tempos da juventude ainda se mantém, mas hoje reflexivelmente muduro enxerga que a mudança não acontece com gritos, balas e canhões, e sim através da educação, quer dizer, da 'tomada de consciencia' como diria Machado, e como ele acrescenta 'acredito na melhoria das pessoas por meio da reflexão, do constante estudo e da convivência inteletcual'. Essa 'convivência' mantenho com ele há mais de 5 anos, lendo e refletindo tudo que ele tem a me (nos) ensinar, e considerando tudo que aprendi, muito valeu a pena!

Comemora-se hoje seus 62 anos, com 34 prestados ao Serviço Diplomático, bem como professor e escritor. Desejou outrora viver 150 anos, para assim poder ler tudo que pretendia estudar, mas vendo que isso não seria possivel, pediu ao menos que a 'Mãe Natureza' lhe atribuisse o dom para poder organizar todos seus arquivos, listas de leituras e etc, contudo, como não posso ajudá-lo a desenvolver esse 'dom', apenas aguardo ansioso, para que num futuro próximo ou distante possamos admitar e (quem sabe) usar de suas reflexões nas análises socioeconômicas de um Brasil ainda In ascenção, no qual ele deixará sua marca como O Maior Construtor do Humaismo Diplomático.

Tat Tvam Asi - assim ele é. Distante, mas presente. Otimista, mas preocupado. Seus olhos expressam 'um misto de bondade e perspicácia', admira pessoas inteligentes, e despreza a falsidade (principalmente a intelectual).

Repeti a dose e fiz em seu aniversário passado um retrato simplório sobre sua vida e a obra:

http://futilizzando.blogspot.com/2010_11_01_archive.html



Abaixo há sua palestra na FAAP, onde ele ministra suas expectativas sobre o desenvolvimento do Brasil e como podemos crescer - ao menos, não estagnar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.