quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia da Consciencia Negra: negra?; os demais nao tem direito a consciencia?

Curiosa essa insistência na "consciência" negra, na "dignidade" negra, em qualquer coisa "negra", ou afrodescendente e seus equivalentes funcionais, com toda a carga de racismo implícito embutido nos programas oficiais do governo.
O que é que se pretende?
Dizer que os negros são mais merecedores de atenção e carinho do governo que os brancos pobres?
Criar uma nação, uma cultura, uma sociedade apartada das correntes nacionais miscigenadoras e "misturadoras" de todos os brasileiros?
Instalar uma forma perversa de Apartheid?
Paulo Roberto de Almeida

Pela primeira vez, Dia da Consciência Negra será comemorado oficialmente no País

Roldão Arruda, de O Estado de S.Paulo

Lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff; proposta de criar novo feriado foi rejeitada no Senado
O próximo domingo será comemorado oficialmente, pela primeira vez, como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A lei que institui a comemoração foi sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. Ao assinar o documento, ela ignorou uma antiga reivindicação do movimento negro para que incluísse a data no calendário dos feriados oficiais da República.
O projeto original de criação do Dia Nacional de Zumbi foi apresentado em 2003 pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que é descendente de ucranianos. Ao tramitar pela Câmara, um substitutivo propôs a inclusão da data na relação de feriados nacionais. Mas no retorno ao Senado, onde existe apenas um parlamentar negro, o gaúcho Paulo Paim (PT), a ideia foi rejeitada.
No Planalto, Dilma preferiu não alterar o projeto, mantendo a ideia de comemorar da data, mas sem parar o País. Em mais de duas centenas de cidades, porém, a data já é considerada como feriado.
Até o início da década de 1970, a principal comemoração relativa ao fim da escravidão no Brasil era o 13 de Maio – data em que a princesa Isabel assinou a chamada Lei Áurea, extinguindo oficialmente a escravidão. Em 1971, porém, em plena ditadura militar, um grupo de militantes negros do Rio Grande do Sul, decidiu que a melhor data seria a da possível morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Zumbi morreu em combate, após comandar durante mais de uma década um movimento de resistência contra a escravidão. Chegou a reunir milhares de rebeldes no Quilombo dos Palmares, em Alagoas.
===========
Aqui abaixo, mais um exercício de mistificação histórica e de demagogia política, uma promoção oficial do racismo e do Apartheid:


Mês da Consciência Negra
Zumbi dos Palmares – Presente, sempre!

O Brasil está de parabéns. A presidenta Dilma sancionou, no dia 10 de novembro, a lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. É um reconhecimento da contribuição cultural dos escravos negros para a construção da identidade brasileira.
Celebramos, no dia 20 de novembro, a memória do líder Zumbi dos Palmares, referência histórica dos negros na luta pela resistência à escravidão e pela busca de diretos e igualdade racial.
É no Rio Grande do Sul que encontra-se o grupo Palmares de Porto Alegre, um dos movimentos negros mais organizados do país. Formado em 1971, o grupo luta pelo reconhecimento histórico dos negros na Constituição Federal. Aproveito e faço uma homenagem ao poeta gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira, um dos fundadores do Palmares de Porto Alegre, falecido em janeiro de 2009.
 É importante registrar o compromisso do Parlamento brasileiro com a luta por uma sociedade mais justa, solidária e com equidade racial, mesmo que a representação dos afrodescendentes no Legislativo ainda seja pequena.
Afirmo que o Troféu Raça Negra 2011, a mim concedido pela Faculdade Palmares na última semana, representa o reconhecimento do esforço de Deputados e Deputadas, negros ou não, na defesa das causas do povo negro, da garantia de seus direitos e na promoção da igualdade racial.
A igualdade é tema fundamental para o nosso país. O projeto, aprovado na Câmara e sancionado pela Presidenta, se soma ao projeto também já aprovado do Estatuto da Igualdade Racial. A Câmara dos Deputados vai continuar votando matérias de interesse do nosso povo, principalmente as que dialoguem com a questão da igualdade.

Viva Zumbi dos Palmares!
Viva o Dia Nacional de Consciência Negra!
Deputado Federal Marco Maia
Presidente da Câmara dos Deputados

2 comentários:

  1. JOB FERREIRA DA CUNHA BANANAL - SP18/11/2011, 09:45

    EU NÃO TENHO NADA CONTRA OS NEGROS . MAS ACHO UM ABSURDO SEPARAR UM DIA PARA O CONSCIENCIA NEGRA , E AS TAIS COTAS PARAS OS NEGROS NAS UNIVERSIDADES ...ADMIRO MUITO O SENHOR NEGRO QUE ESTA LÁ NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ACASO ELE PRECISOU DE ( COTAS PARA NEGROS ) PARA CHEGAR ONDE CHEGOU ??????O MEU QUERIDO E AMADO BRASIL SÓ SERÁ UM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO, QUANDO A CAPACIDADE DO CIDADÃO FOR COLOCADA EM PRIMEIRO LUGAR , E NÃO A COR DA PELE MALACHHA-MAVET@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Cerqueda18/11/2011, 20:51

    Comemorar o dia da consciência negra é dizer que o negro é diferente, especial, o que acaba ratificando o racismo... Se for para fazer um dia de consciência que seja uma que não tenha como principal a cor da pele. Talvez fazer um dia de consciência do pobre, porque assim remete à classe social, certo?? Agora, independente da cor da pele somos humanos e iguais, e não devemos dar nenhum motivo para que pensem o contrário. Concurso com você Paulo, assino embaixo. Grata. ;)

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.