domingo, 26 de fevereiro de 2012

Daniel Piza: uma homenagem merecida


Daniel Piza (1970-2011)
Colunistas e Colaboradores
Digestivo Cultural, 
Quinta-feira, 9/2/2012

Memória insuficiente
>>> Agora que possuímos o banquete do conteúdo, lembremos do Daniel Piza escritor, um grande homem que se dedicou ao conhecimento e a compartilhá-lo. Adaptando da Odisseia, de Homero: "O leitor sempre vai se lembrar, durante toda a vida, da pessoa hospitaleira que dá mostras de amizade". E não existe hospitalidade maior do que dividir o conhecimento. No caso do Piza, uma amizade entre escritor e leitor desconhecidos.
por Vicente Escudero

Daniel Piza me fez começar a escrever
>>> Não sei dimensionar a relevância de Daniel Piza para o jornalismo cultural. Não tenho o conhecimento, nem o interesse para tanto. Mas sei de sua importância para mim. Ele foi a minha referência de erudição cultural. Por muito tempo, a primeira coisa que eu fazia no domingo era abrir o Estadão na página da Sinopse. Sem saber, Daniel Piza me fez começar a escrever. Eu quis escrever como ele. Eu quis ter uma coluna como a Sinopse.
por Rafael Fernandes

Daniel Piza: uma lanterna cultural
>>> Por vários anos achei que o Daniel Piza blefava, que suas opiniões e polêmicas eram puro marketing. Por um momento pensei que ele tivesse sido apadrinhado, na imprensa, pelo Paulo Francis. Não conseguia conceber ― na verdade, aceitar ― um cara tão novo escrevendo sobre temas tão variados e complexos. Desconfiava de seu tom de voz macio, da sua calma ao falar, da sua polidez...
por Wellington Machado

Daniel Piza, sempre aberto ao diálogo
>>> Em 2003 iniciei um diálogo com Daniel Piza através de uma missiva que reconheço dura e, talvez para alguns, pedante e arrogante. Com a morte precoce, e recente, de Daniel, torno-o público para dar aos leitores e admiradores uma ideia do enorme respeito que ele tinha por quem o lia. O modo como me expressei levaria qualquer outro a simplesmente me ignorar. Não foi o caso com ele. Estranhos caminhos da vida...
por Humberto Pereira da Silva

Alguns momentos com Daniel Piza
>>> Daniel Piza tinha um estilo ― digamos ― jornalisticamente impecável e ao mesmo tempo facilmente reconhecível. Era direto, como Paulo Francis, e rápido, preciso, como Machado de Assis. A última frase dos seus textos tinha normalmente alguma sacada. Eu gostava de ver ele escapar dos manuais de redação. Seu aforismo preferido, aliás: "Estilo é aquilo que você construiu e já era seu".
por Eduardo Carvalho

Encontros (e desencontros) com Daniel Piza
>>> Lamento, sinceramente, não ter tido mais encontros com o Daniel Piza. Perdi alguém que, além de uma admiração, foi uma espécie de mentor. Quase um irmão mais velho que o jornalismo cultural me legou. E perdi um intelocutor como poucos. Gostaria de dizer, ainda, que perdi um amigo, se não estivéssemos, muitas vezes, em arenas opostas, e se tivéssemos sabido aproveitar mais a amizade, pura e simples. O Daniel vai ficar como um dos grandes do nosso jornalismo.
por Julio Daio Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.