Este blog não costuma fazer publicidade, de nenhum tipo, para qualquer pessoa, para qualquer produto ou serviço. Excluem-se os avisos de utilidade pública, de preferência não comerciais, e jamais de caráter político-partidário.
Mas como conheço pessoalmente o coordenador, Oliver Stuenkel, de quem possuo a melhor impressão, faço uma exceção para esta inserção, absolutamente voluntária, por confiar inteiramente na qualidade do curso.
Paulo Roberto de Almeida
FGV lança MBA de Relações Internacionais em São Paulo
03/02/2012 - 10:00
Curso acontece quinzenalmente, aos sábados, na Paulista.
A FGV-SP (Fundação Getulio Vargas de São Paulo) atenta às necessidades do mercado paulistano, lança o MBA em Relações Internacionais em São Paulo. O curso que já existe no Rio de Janeiro desde 2008, traz conteúdos exclusivos para a maior cidade do país.
“São Paulo é uma das dez principais cidades do mundo, portanto, tem uma importância enorme no cenário internacional. Há uma grande demanda no mercado paulista por um curso que prepare profissionais capacitados a atuar em ambientes verdadeiramente globais”, explica Oliver Stuenkel, coordenador do MBA.
Com o intuito de trazer comodidade aos alunos, o curso acontece aos sábados e terá 504 horas/aula. Os conteúdos das aulas incluem os seguintes temas: análise política internacional; questões internacionais contemporâneas; políticas externas comparadas; economia internacional; finanças internacionais; direito internacional; o Brasil no mundo; orientação de projetos; negociações complexas; gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.
As aulas não se resumem apenas ao conteúdo expositivo, haverá também sessões práticas de análise de conjuntura internacional; palestras com convidados especialistas em diplomacia, negociação e política internacional e debates estruturados sobre tópicos da agenda internacional.
Alunos egressos do curso trabalham ou estudam, hoje, em instituições como Abin, Agência Efe, Agência France Press, American University, Banco Mundial, Embratel, Globo News, London School of Economics, Petrobrás, Secretaria de Assuntos Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Souza Cruz, Universidade de Genebra e Vale.
O curso começa no dia 5 de maio, com aulas quinzenais, aos sábados das 8h30 às 18h, no campus da FGV da Avenida Paulista. O processo seletivo é composto por inscrição, análise de currículo e entrevista com professores da FGV.
Não é minha intenção, e nem pretendo questionar a qualidade deste curso em específico (que por sinal, acredito possa ser de boa qualidade). Entretanto, confesso que não entendo essa mania das insitituições de ensino brasileiras utililzarem o nome MBA em seus cursos de forma “enganosa”.
ResponderExcluirQualquer pessoa que teve a oportunidade de cursar um MBA em universidade no exterior, sabe que um MBA é por si só um curso de enfoque mais generalista (embora, concordo, ofereça algumas matérias eletivas).
O correto seria, como ocorre no resto do mundo, um curso “MBA em Finanças” ser chamado de Master of Finance, “MBA em Comércio” ser chamado Master of Commerce, “MBA em Marketing”, Master of Marketing, e assim por diante.
É triste ver que o título de MBA no Brasil virou apenas um sigla banalizada usada indiscriminadamente em qualquer “cursinho meia-boca” de pós-graduação.