quinta-feira, 19 de abril de 2012

Medidas de Barra Comercio - Republica Protecionista do Brasil

Precisa de comentários?
Acho que não.
Isso é tudo o que inteligência dos companheiros consegue fazer em matéria de política comercial.



Chile crê em boa solução com Brasil no caso de vinhos 
Agencia Estado, 18/04/2012

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno, declarou não acreditar que a investigação brasileira sobre vinhos importados resultará na imposição de tributos adicionais sobre a bebida chilena. Em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira, ao lado do chanceler brasileiro Antonio Patriota, Moreno afirmou que a indústria de seu país é aberta. "Confio que as investigações brasileiras mostrarão que a indústria chilena é livre e sem nenhum tipo de subsídio."
Patriota, por sua vez, disse que a investigação brasileira é técnica e "segue os compromissos do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio)". Segundo o chanceler brasileiro, não há "preocupação especial" do governo chileno com a investigação brasileira.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) abriu em março uma investigação para avaliar a possibilidade de aplicar salvaguardas, como impor tarifa ou restringir a entrada de vinhos produzidos fora do Mercosul. Por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao MDIC, o governo justificou a medida por "indícios suficientes" de que o aumento das importações de vinho causaram um grave prejuízo à indústria brasileira. Nesse tipo de investigação para salvaguarda, não há necessariamente prática ilegal de comércio, mas a adoção da medida é considerada a mais dura no âmbito da OMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.