sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"Uma sofisticada organizacao criminosa" - PGR sobre o mensalao

Todos sabemos o que foi o Mensalão. Ainda assim não podemos deixar de ficar impressionados com a extensão, 'riqueza' e desfaçatez dos gangsteres que operaram o sistema, tendo à frente o chefe da quadrilha, tal como descrito pelo PGR.
Impressionante o detalhamento das operações.
Poderíamos esperar que eles fosse condenados a 150 anos de cadeia, como o fraudador mor dos EUA, Madoff, mas aposto como vão escapar parcialmente das penas.
Paulo Roberto de Almeida 

03/ 08/ 2012 as 4:49 pm

Procurador diz ter certeza que Dirceu foi mentor do mensalão

Para Gurgel, José Dirceu (foto) foi protagonista no escândaloBrasília – “Dirceu exerceu papel fundamental, sem risco de cometer injustiça, foi a principal figura, mentor e grande protagonista. Foi ele quem idealizou o sistema ilícito de mobilização da base e comandou os demais acusados para os demais objetivos”.
Foi assim que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, classificou a participação do ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu no mensalão. No segundo dia de julgamento do caso, foi a vez de Gurgel ler a acusação contra os mensaleiros.
Segundo ele, o núcleo político do esquema – formado por José Dirceu e José Genoíno, ex-presidente do PT, começou a ter dificuldade para “administrar a bolada”. O valor total, segundo Gurgel, apenas só uns poucos conheciam.  Para Roberto Gurgel, o “conjunto probatório não deixa dúvidas” sobre a certeza dos crimes os quais os réus são acusados.
Ao analisar os constantes encontros entre o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério em vários locais diferentes, como hotéis e shoppings em Brasília, no auge das atividades criminosas do mensalão, o procurador-geral  Roberto Gurgel descartou a possibilidade do estreito relacionamento como razão para debater a conjuntura política do país ou como relação entre amigos.
Para Gurgel, a união, assim como os constantes contatos com José Dirceu, “tinha como único objetivo o de viabilizar um profissional esquema para a associação criminosa”. Segundo consta no relatório do procurador, “Delúbio era o elo do núcleo político e núcleos operacional e financeiro”.
O esquema petista, ainda de acordo com o procurador, desviou R$ 73 milhões do Banco do Brasil e o núcleo financeiro da organização criminosa incluía dirigentes do Banco Rural.
“Os empréstimos do Banco Rural não tinham garantia. Foram doação. O banco não esperava receber, nem os tomadores pagar.” Segundo o procurador, somente após o estouro do escândalo os representantes do banco simularam iniciativas para cobrar os empréstimos.

Um comentário:

  1. Uma questão de "semântica"...!

    Estadão
    "PT quer censurar termo 'mensalão' e trocar por 'ação penal'."
    Coordenador jurídico disse que a palavra 'mensalão' exprime juízo de valor pejorativo
    04 de agosto de 2012 | 3h 10

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,pt-quer-censurar--termo-mensalao-e-trocar-por-acao-penal-,911044,0.htm

    Vale!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.