sábado, 8 de setembro de 2012

Grecia: vendendo o patrimonio publico...

Nada mais justo: quando a gente fica completamente sem dinheiro, e sem crédito, como a Grécia atualmente, temos de nos desfazer de uma parte do patrimônio: primeiro a poupança no banco, depois eventualmente um terreno, depois o carro, finalmente as jóias da família.
A Grécia só está vendendo as jóias da família -- OK, eventualmente um terreno -- e não chegou ainda no que é verdadeiramente relevante, o próprio Estado.
Sim, no século 19, em default, o reino da Grécia teve de alienar o controle de suas rendas públicas, e funcionários britânicos tomaram conta das alfândegas, como aliás já vinham fazendo no caso do paxá do Egito.
Assim é...
Melhor as ilhas do que as praias, mas se precisar, pode-se chegar lá também...
Paulo Roberto de Almeida

Grécia irá vender ilhas para cumprir programa de privatizações

O premiê Antonis Samaras disse que o país irá se desafazer das ilhas que possam gerar rendimentos
 
 
Wikicommons

Mercado de ilhas começa a surgir com a crise na Grécia. A ilha grega de Paxi já foi vendida a uma empresa cipriota 

O governo grego incluiu uma série de ilhotas em seu programa de privatização de empresas e bens de propriedade estatal, sob a pressão dos credores internacionais que pedem que se acelere as vendas, informou nesta quinta-feira (06/09) o jornal local Atpreveza.

Assim, enquanto a população enfrenta graves problemas econômicos gerados pelas drásticas medidas de austeridade impostas por Bruxelas e executadas pelo governo de Antonis Samaras, investidores estrangeiros se dispõem a comprar parte do território nacional.
O premiê disse que o país irá se desafazer das ilhas que possam gerar rendimentos. A publicação citou só algumas destas zonas insulares situadas na costa oeste da Grécia, no mar Jônico e no Golfo de Arta, entre elas a ilhota Pera Nissi, próxima à localidade de Preveza, assim como Agios Nikolaos e Alexandros, nas imediações de Lefkada.

As ilhotas de Kythros, Mavro Ouros e Vraka Bela, situadas na mesma costa, serão colocadas à venda em um novo lote em datas próximas. Além disso, o jornal financeiro Euro2day informou também que a ilha de Paxi já foi entregue à empresa cipriota Roundview Holdings Limited, enquanto o empresário turco Fikret Inan mostrou sua intenção de comprar a ilha Vouvalos com o objetivo de construir hotéis e vilas.

A Grécia se encontra sob o estrito controle dos credores internacionais que estão empurrando o executivo a se desfazer de importantes propriedades estatais que ajudem a reduzir o déficit e a imensa dívida externa estimada em 365 bilhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.